A Câmara Municipal de Conceição do Coité, fechou o balanço de tramitação dos processos do poder legislativo e executivo. O balanço traz para todos uma reflexão sobre a atuação dos vereadores de Conceição do Coité.
A verdadeira função de um parlamentar é elaborar leis que melhorem a qualidade de vida do seus munícipes, fiscalizar as ações do executivo e do legislativo. Depois de 365 dias, ou seja no final do mês de Dezembro de 2011, o relatório das atividades da câmara foi o seguinte :
Vereador Adalberto Neres Pinto Gordiano, conhecido por Betão do PT, apresentou 09 projetos de lei.
Vereador Danilo José Ramos de Oliveira, conhecido por professor Danilo PT apresentou 06 projetos de lei.
Vereador Edvaldo Andrade Evangelista, conhecido por Edvaldo do sindicato PT, apresentou 01 projeto de lei.
Vereador Edevaldo Santiago Ramos, conhecido por Dé da Aroeira, hoje líder do governo, PP não apresentou nenhum projeto de lei.
Vereador José Jailmo Pereira Gomes, conhecido por Nego Jai PHS (presidente) , apresentou 02 projetos de lei.
Vereador José Anaedson Reis Mota,PSDB conhecido por Nai de Bandarrinha, não apresentou nenhum projeto de lei.
Vereador Orlando Ramos Pinto, PP conhecido como Orlando de Deda, apresentou 01 projeto de lei.
Vereador Raimundo Ferreira, conhecido por Raimundo de Salgadália, não apresentou nenhum projeto de lei.
Vereador Samuel Teles de Araujo, PP conhecido por Samuel Araujo, apresentou 01 projeto de lei.
Vereadora Elizane de Pinho Cana Brasil, PSDB conhecida por Elizane de Almas, não apresentou nenhum projeto.
A mesa diretora da Câmara (Nego Jai, Samuel, e Elizane) apresentou 04 projetos dentre eles o projeto de aumento do salario dos vereadores, do prefeito e vice, e dos secretários.
O prefeito municipal apresentou 13 projetos de lei considerados de importância e mais 05 projetos que são de obrigação como Orçamento e LDO, suplementação das contas. Um projeto de lei chamou a atenção da nossa equipe no qual solicita aprovação da câmara para que o prefeito municipal adquira financiamento público no valor de R$ 5.715.944,00. Este projeto teve o voto contrário da oposição.
O CN procurou os vereadores da oposição para falar sobre o assunto e fomos informados que a bancada do PT votou contra e entrou com ação na justiça através do líder do partido Betão contra este projeto porque o mesmo não vinha informando nem o percentual dos juros que seriam pagos e nem a quantidade de parcelas. Por telefone o vereador Betão confirmou que a ação foi movida em virtude do projeto está totalmente irregular. “ Avisei aos vereadores, ao presidente da casa e ao líder do governo que este projeto não poderia ser votado por constar essas irregularidades, solicitei a suspensão do projeto da pauta para que o líder buscasse informações sobre o problemas e não fui atendido, então não me restava outra alternativa há não ser buscar a resolução na justiça”, justificou Betão e continuou: “Tiveram alguns projetos de decretos legislativo e de resolução tais como renovação de título de utilidade pública municipal e concessão de título de cidadão(a) coiteense. Um projeto resolução que vale destacar é a mudança do horário das sessões da Câmara Municipal para as segundas- feira à noite na próxima legislatura, ou seja, 2013-2016 que é de minha autoria.
Da redação CN