O ex-prefeito Jorge Andrade (PP) reuniu na tarde de domingo (15), na Fazenda São Jorge, situada há 02 km da sede do município, amigos e lideranças políticas para discutir as metas e a organização da campanha eleitoral que começa em julho. Jorge, que estar na pré-campanha, considerou o evento uma “coisa de Deus” e que ele estava lhe ajudando na caminhada, o deixando muito feliz.
A afirmação do “Querido”, como é conhecido, foi ao vê o número de pessoas que estava na reunião, numa demonstração, segundo o pré-candidato, que o povo quer mudança, principalmente na forma de ser tratado. “O povo quer ser tratado com carinho”, falou Jorge.
Natural do Distrito de Pedra Vermelha, Jorge Andrade foi eleito prefeito pela primeira vez em 1996 e reeleito em 2000 com 61,7% dos votos válidos, ou seja, com uma margem superior a cinco mil votos de frente em relação ao segundo colocado. Naquele período, um fato que chamou atenção da comunidade foi o prefeito morar na pousada onde hospedava as pessoas residentes na zona rural e pela dimensão territorial do município, vinham de véspera para tratamento de saúde ou outras atividades na sede. “Quantas e quantas vezes eu levantei no meio da noite, de madrugada, para abrir as portas para as pessoas que chegavam altas horas”, lembrou.
“Como prefeito, sou empregado do povo”, afirmou o pré-candidato ao definir o rumo da campanha que será devolver a liberdade às pessoas. Ao encerrar o evento, ele lamentou que na situação atual quem faz a opção de votar nele e que tem algum vinculo com a Prefeitura é perseguido, desempregado, suspenso o serviço que presta, seja comerciante ou tenham carros servindo ao município. “Esta realidade vai mudar e o direito constitucional de ir e vir, de conversar uns com os outros sem medo de represália será devolvida a todos, pois Monte Santo é de todos e o tempo da ditadura acabou”, finalizou o pré-candidato Jorge Andrade.
Também foi definido na reunião que será elaborado um projeto de educação e ação social para ser discutido na campanha e que será aberta uma linha de diálogo com todos os partidos de oposição ao governo municipal, visando à criação de uma grande frente partidária.
Vinícius Carneiro, filho do ex-prefeito Antônio Raimundo de Matos, já falecido, que disputou a eleição contra Jorge em 2000, estava presente na reunião e declarou seu apoio e da família. Ao discursar, ele manteve a linha de raciocino dos demais oradores e protestou o clima de perseguição que foi implantando na comunidade e afirmou ser uma das vítimas, pois foi exonerado da função de coordenador do PETI pelo fato de aderir à campanha de Andrade.
O professor Gilvani Alves, conhecido por Bira da Lagoa das Pedras, disse ao CN que o retorno de Jorge Andrade a Prefeitura é uma causa defendida pela maioria do povo de Monte Santo, pois a atual gestão implantou no município um clima que lembra o tempo da ditadura como relatou há pouco tempo uma novela veiculada no SBT. “Eu, por exemplo, ao assumir publicamente minha posição a favor de Jorge, fui destituído do cargo”, contou.
O ex-prefeito Antônio Cordeiro de Andrade confirmou o que disse o professor Bira: “Em nosso município existe uma ditadura disfarçada, onde o povo é constantemente ameaçado pelo prefeito e pelo deputado, pois confiam no dinheiro e nós estamos certos, pelo que estamos vendo em todo município, que eles vão dar dinheiro na eleição e o povo vai dar o troco”.
Presença dos vereadores – Três vereadores estiveram presentes na reunião. Elizeu Tolentino da Silva, o mais votado na eleição de 2008, obtendo 1.460 votos, eleito pelo PSDB, emocionado, falou da importância do evento e que ali estava a demonstração do resultado de uma pesquisa viva e soava o grito de liberdade externada por ele em uma sessão da Câmara de Vereadores.
Para o vereador Reginaldo Marques dos Santos, que também foi eleito pelo PSDB com 1.262, que deixou a base do governo para apoiar Jorge Andrade, o sentido que tomou conta de Monte Santo é o retorno da igualdade social e na oportunidade denunciou que foram exonerados todos os cargos que eram ocupados por pessoas que declararam apoio a Jorge.
O vereador Ronaldo Andrade disse que a emoção tomou conta da alma e do coração do povo, pois não é possível viver mais o clima de perseguição implantado no município.
Presença de empresários, comerciantes e deputado – Além das lideranças políticas, também estiveram presentes ao evento que foi intitulado como “encontro dos amigos de Jorge Andrade”, comerciantes, empresários e representantes políticos dos municípios vizinhos, a exemplo do ex-prefeito de Cansanção, Ari de Almerindo, acompanhado do vereador Júnior César Amado e lideres da oposição e do empresário no ramo da construção civil e transporte, Márcio Oliveira, “Marcinho”.
Para o empresário, a vitória de Jorge Andrade na eleição de outubro é fato, segundo ele faltam apenas noves meses para se concretizar, pois ele significa a humildade para governar, e, apesar de estarmos no período da pré-campanha, se pode sentir isto. “Vou estar presente na campanha eleitoral que começa em julho e conversaremos este assunto com mais detalhe, pois ele já terá o nome homologado, estaremos com a estrutura de campanha em ação e a justiça eleitoral autorizado. Portanto, creio na vitória de Jorge e vamos aguardar o momento certo para começarmos a campanha e colocar em prática o que discutimos hoje”, falou Marcinho.
O deputado Ronaldo Carletto (PP), chegou à reunião de helicóptero, depois de participar de inaugurações no município de Brejões. O parlamentar disse ao CN que irá estar no palanque de Jorge Andrade por acreditar que ele é melhor para o município e garantiu vem conversando com o vice-governador Otto Alencar sobre este assunto e mesmo garantiu que vai fazer o possível para vitória dos progressistas em Monte Santo.
Eleito para cumprir o terceiro mandato, Ronaldo Carlleto contou aos presentes um pouco da sua história e garantiu que irá representar bem o município, pois que ganhou pela primeira vez a eleição para deputado estadual em 2004, quer ampliar as bases e sem o perder nenhuma, pois trata com muita responsabilidade a confiança de quem recebe o voto.
Ronaldo Carlleto em Brejões – Ao CN, o deputado disse que sua intenção era passar todo o dia em Monte Santo, inclusive recebendo as pessoas que iam chegando a Fazenda São Jorge, mas comprimiu uma extensa agenda na cidade de Brejões onde aconteceu no final de semana a primeira Feira da Agricultura Familiar e o lançamento do Centro de Comercialização de Animais, pelo secretário da Agricultura e os agricultores conheceram de perto a casa de farinha móvel e um projeto modelo de Jiquiriçá que busca o melhoramento genético no rebanho. “Também foram distribuídos ainda 100 mil alevinos para os trabalhadores rurais e estamos trabalhando para que a região seja reconhecida pelo potencial da mandiocultura e os agricultores familiares contam agora com uma casa de farinha móvel, semimecanizada, pensada para produzir com sustentabilidade. A casa consome apenas 40 litros de água a cada processo, e com todas as máquinas funcionando o consumo ainda é menor do que um chuveiro elétrico e a produção é de 10 sacas de 50 quilos por dia e custa apenas R$ 45 mil, permitindo aos trabalhadores produzir com menos esforço, servindo de incentivo para os que pararam por falta de estrutura, de acordo nós ouvimos do fabricante Giovanni D’ Émidio”, contou Carlleto.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas