O município de Valente tem se destacado dentro do território do sisal por garantir o fornecimento de água potável para o consumo humano aos moradores da zona rural.
Em fevereiro de 2011 o município conseguiu renovar uma parceria firmada com o Exercito Brasileiro que permitiu continuar a disponibilidade de 01 caminhão para efetuar o abastecimento de mais de 50 cargas de água por mês em comunidades cadastradas. A Prefeitura dispõe de outros 02 caminhões, custeados com recursos próprios que prestam serviços realizando a distribuição mensal de mais de 120 cargas de água adequada para o consumo humano.
Com a continuidade da estiagem que vem assolando o município a mais de 300 dias consecutivos o Prefeito Ubalino Amaral conseguiu, em julho, a liberação de mais um caminhão para ampliar o potencial do serviço de abastecimento na zona rural de Valente.
Sem as chuvas, a seca se generalizou em todo o município e obrigou o gestor a convocar a comissão Municipal da Defesa Civil, formada por representantes de associações, STRAFF, igrejas, poder público e outras instituições para avaliar a situação do município e emitir um relatório de avaliação de danos – AVADAM e em seguida decretar, junto ao Governo da Bahia, estado de emergência no município.
Desde agosto, o município tem 03 caminhões pipas trabalhando através da Operação Pipa – disponibilizados pelo Exercito Brasileiro – que fornecem aproximadamente 180 cargas de água distribuídas mensalmente em mais de 30 comunidades rurais. A Prefeitura, por sua vez continua fazendo a distribuição de mais de 120 cargas para as famílias que não foram contempladas com a operação militar.
Atualmente com a parceria entre o Executivo Municipal e o Exercito são 05 caminhões fornecendo mais de 300 cargas de água adequada para o consumo humano à cerca de 2.800 famílias, disponibilizando mais de 2.2 milhões de litros de água em abastecimento coletivo nas comunidades.
Para o serviço de abastecimento das lavouras e produções rurais o Prefeito mantém a parceria com a Embasa e disponibiliza para os Valentenses uma bica com água bruta para atender as necessidades em geral.Visando ampliar a oferta, Ubaldino determinou a instalação de um motor-bomba em uma aguada da região para também facilitar a disponibilidade aos agricultores.
“A mais de 05 anos temos dois caminhões realizando este serviço constantemente em Valente, Atualmente estamos vivendo um período de grande sofrimento vivido pelo povo da zona rural que são os mais prejudicados com a estiagem que se prolonga em Valente a mais de 11 meses contínuos. Coisa não vivida em Valente nos últimos 16 anos.
Na condição de gestor, meu dever é suprir a necessidade da população que neste caso vive a carência da água, enfrentando uma situação climática diferenciada. Foi muito difícil conseguir o apoio do Exercito, eles não queriam fornecer água para as comunidades que eram atendidas pela Embasa o que foi contornado quando eu provei com documentos da própria Empresa Baiana que a água ofertada pela encanação não atendia os padrões de consumo. A água da Embasa ofertada em Valente é salobra. Com esse documento e muitas reuniões conseguimos ultrapassar essa barreira e hoje estamos colocando água em todos os cantos de Valente.” Falou o Prefeito Ubaldino Amaral comentando sua atuação voltada as demandas provocadas pela seca em Valente.
Fonte: ASCOM