Terminou no inicio da tarde de quinta-feira (01), na cidade de Retirolândia, o 3ª circuito Tela Verde, promovido em parceria entre o Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiental, Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Secretaria de Meio Ambiente da FETAG e o Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais daquele município. Na terça-feira (31), o evento foi realizado na cidade de Riachão do Jacuípe, onde reuniu mobilizadores do território do Jacuípe e foram exibidos amostra com a Temática Socioambiental;
Segundo o secretário do Meio ambiente da FETAG, Teodomiro Paulo, o objetivo deste é facilitar o trabalho de educação ambiental por meio da linguagem audiovisual, com mostra de vídeos que abordam a temática socioambiental, visando contribuir com o processo de construção dos valores culturais comprometidos com a sustentabilidade. “Esta ação, uma parceira de todos, é fundamental e estratégica para mobilizarmos e capacitarmos multiplicadores, ou seja, dirigentes, agricultores e agricultoras familiares, professores, estudantes e outros interessados, na agenda da educação e sustentabilidade ambiental”, falou Teodomiro.
Ele disse que este trabalho vai continuar no Território da Chapada Diamantina e na primeira quinzena desde mês serão realizadas em Nova Redenção e Bonito o 4ª circuito.
Segundo Noé Silvestre, diretor regional da FETAG, com atuação no Território do Sisal, a entidade entende que este tipo de trabalho é necessário para a promoção do despertar da consciência ambiental a partir da intervenção socioeducativa e cultural, ferramentas para estimular e aguçar a criticidade, considerando a ludicidade como elemento propulsor para o reconhecimento de si enquanto sujeito de mudança e promotor de transformação. “A ausência do sentimento de pertença à natureza leva homens e mulheres do campo à condição de reflexões sobre as formas de vida. Assim, o circuito é um formato de disseminação dinâmico para replicar informação junto aos STTRs, trocar saberes e aprender novos saberes”, falou o líder sindicalista.
Ao final do evento, foram feitas as explanações dos objetivos específicos, tais como promover circuito de formação socioeducativa para o surgimento de novos atores sociais no campo envolvendo diferentes sujeitos sociais das comunidades nas ações de intervenção e difundir a cultura como ferramenta de transformação social, entre outras. Em seguida foram feitas algumas fotos e vídeos de determinado pontos da cidade definidos como eixo temático para a realização de ações integradas ao processo.
Silvestre voltou a lembra que o Circuito Tela Verde é um programa técnico do Ministério do Meio Ambiente que visa difundir os diálogos sobre Meio ambiente através da exibição de filmes que abordam diversos recortes ambientais. O programa está em 2012 na sua quarta versão e tem como metodologia estabelecer parcerias, com segmentos distintos, na condição de espaços exibidores.
Os participantes conseguiram avanços no município de Retirolândia, onde existe já sancionada, uma lei que institui o Conselho Municipal do Meio-ambiente, projeto proposto pelo vereador Marinaldo Alves Maciel (PT), “Macarrão”.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas