A Delegacia de Polícia de Santaluz registrou 03 homicídios no município no espaço de menos de 72 horas. O primeiro caso foi comunicado a DP ás 03h da madrugada de domingo (05), quando foi assassinado com uma facada o garimpeiro Flávio Xavier de Araújo, 28 anos, residente na Rua Ayrton Senna.
O fato aconteceu no interior da residência de Patrícia da Silva Rosa, com quem segundo o inquérito da polícia, mantinha um relacionamento amoroso e ao chegar ao local encontrou Heráclito José Araújo Santos, que também se relacionava com Patrícia, iniciando uma discussão, terminando com o crime que vitimou Flávio. Heráclito, que também é conhecido por Neném Arcênio fugiu sem deixar pista e no local a polícia encontrou o corpo de Flávio sobre uma poça de sangue e uma faca tipo peixeira cravada no peito.
Na noite do mesmo dia, por volta das 22h55, Luiz da Silva Araújo, 35 anos, conhecido por Luizinho, residente na Rua Manoel Filho, s/n, foi morto com tiro disparado por um homem que estava numa moto preta de dados não anotados. O fato foi presenciado por um grande número de pessoas que estavam na Praça dos Quiosques, no centro da cidade. Segundo a polícia, Luizinho era acusado de ter ateado fogo numa casa que tinha quatro crianças trancadas e morreram carbonizadas, na Fazenda Arvoredo, no município de Valente. Não há pista do autor do homicídio.
Na manhã desta terça-feira (07), a polícia civil foi informada da existência de um corpo na estrada vicinal que liga o Distrito de Valilândia, município de Valente, á BA 120. Ao chegar no local encontrou o corpo de homem aparentando 31 anos. Após investigação, foi identificado por Abraão de Jesus Almeida, residente no Bairro Morro dos Lopes e havia sido assassinado a tiros. No local nada foi encontrado que pudesse iniciar as investigações.
Segundo o delegado Renato Miranda, é muito difícil o trabalho de investigação na sua jurisdição, pois conta apenas com dois agentes policiais que se reservam semanalmente e tem carência de escrivã, pois este trabalho é feito pela sua esposa Eliana Pereira, de forma voluntária. Há quase quatro anos a frente da delegacia e a 16 na polícia civil, Renato Miranda disse que tem se esforçado para resolver os problemas e dar resposta à sociedade, mas reconhece a dificuldade.
Prefeito visita a delegacia – O prefeito Joselito Araújo Carneiro Júnior (PSD), esteve na sede da Delegacia para informar ao delegado que montou um esquema especial com os guardas municipais neste período em que a policia militar estar em greve. O prefeito disse que eles não têm o papel de polícia, mas irão ficar atentos ao centro comercial, os prédios públicos e farão ronda pelos bairros e periferia, colocando inclusive um telefone a disposição da população (9114.4097) e qualquer anormalidade estará avisando a delegacia e até mesmo a PM, onde por lei, deve manter 30% do efetivo em atividade.
“Locamos quatro carros, cada um com quatro homens, que vão revezando e estão de olho na cidade. Também mandamos reforço o atendimento no Hospital e criamos um grupo, que estou coordenando pessoalmente, para monitorar tudo que por ventura venha acontecer neste período, que esperamos que seja rápido”, falou Júnior, demonstrando preocupação.
Por: Valdemí de Assis/ fotos: Raimundo Mascarenhas