O delegado de polícia de Conceição do Coité, Gustavo Ameno Coutinho, 36 anos, faltando uma semana para completar sete anos, frente à Delegacia da cidade, acaba de ser transferido para Conceição da Feira.Coutinho que é natural de Valença, iniciou a carreira em Apuarema na região Sudoeste onde ficou nove meses, atuou também em Jitaúna por um ano e Ipiaú pelo período de um ano a três meses, antes de ser designado para Conceição do Coité, assumindo em 15 de março de 2005. Enquanto esteve em Conceição do Coité respondeu pela cidade de Ichu por quatro anos e Barrocas no período de um ano.
Gustavo Coutinho disse ao CN que deixa a cidade por motivo de força maior “ se fosse pela minha vontade me aposentaria em Coité, cidade muito boa e de pessoas educadas, local onde encontrei apoio de todos os poderes, o pessoal que trabalha aqui muito bom e mora na cidade o que facilita muito, mas o que mais marcou mesmo minha passagem aqui foi a boa integração entre a policia civil e militar que antes parecia que não existia. O delegado justifica sua transferência foi solicitação dele para ficar mais próximo da esposa que é juíza na cidade de São Gonçalo dos Campos, com quem tem duas filhas, uma de quatro anos e outra de apenas oito meses. A distancia entre São Gonçalo e Conceição da Feira é de apenas 9 km.
Coutinho disse também que no período que esteve coordenando a delegacia de Coité, conseguiu reformar , colocar muro com portão, piso e reforçar a carceragem e deixa praticamente certa uma nova reforma. “Nesta minha passagem saio com uma marca muito positiva de nenhuma fuga de presos e nenhum registro de assalto a banco”, comemora o delegado.
Questionado o que faria se tivesse mais tempo na delegacia de Conceição do Coité, ele disse que daria uma maior atenção a zona rural do município, “a violência tem crescido bastante e o povo que mora no campo precisa de maior atenção da gente. Mas estarei com meu substituto antes de ele tomar posse em Coité, vou aproveitar para pedir que intensifique este tipo de trabalho, como falei anteriormente é possível fazer isso em Coité pela boa pareceria que temos com a PM”, disse.
Gustavo lamentou também não coseguir elucidar todos os crimes ocorridos na cidade, mas revelou que junto com a PM conseguiu prender autores de latrocínios ocorridos no ano passado (do magarefe) (do mototaxista). Lembrou-se da apreensão da maior quantidade de maconha da região do sisal quase 100 kg que foi incinerado no pátio da delegacia, recuperação de veículos e motores de sisal entre outros.
Novo delegado é indicado por Gustavo Coutinho – Estará assumindo na próxima segunda-feira,12, o alagoano João Farias, que atualmente está numa delegacia em Salvador, antes atuou em Tucano, Pojuca e Mata do São João.
Despedida dos amigos acontece no próximo sábado – Segundo o delegado, nesses quase sete anos foi criado grandes amizades e o mesmo decidiu realizar uma confrternização na chácara de Glicério a partir do meio dia.
Por: Raimundo Mascarenhas