A Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado (Seagri) e a prefeitura de Rio Real assinam, na próxima terça-feira (30), durante a Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro), no Parque de Exposições de Salvador, termo de compromisso com a Brasfrut para a implantação de uma indústria de suco de laranja na Bahia, no município, localizado na região norte do estado e a 202,5 quilômetros de Salvador.
O anúncio foi feito, nesta quinta-feira (25), pelo secretário Eduardo Salles, na Embrapa de Cruz das Almas, na solenidade de abertura do Seminário Técnico de Produção de Mudas de Citros. O evento termina nesta sexta (26) e é promovido pela Seagri, por meio da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), em parceria com o Ministério da Agricultura (Mapa), a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), e a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB).
O secretário destacou que a Bahia é o segundo maior produtor de laranjas do País, atrás apenas de São Paulo, e não possui fábrica para industrializar a produção. “Com a implantação da fábrica da Brasfrut vamos deixar de exportar laranjas para Sergipe, para onde vão 70% da nossa produção, e gerar empregos e rendas no município e região”.
Salles garantiu ainda que, por intermédio da Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf), a Seagri viabilizará a compra e a distribuição de mudas para apoiar o agricultor familiar. “Somos exemplo para o Brasil inteiro nas ações de defesa agropecuária e não vamos permitir que entrem na Bahia mudas vindas de outros estados, onde existem doenças dos citros”. A Bahia é um estado livre das doenças dos citros, declarada pelo Ministério da Agricultura.
O seminário tem como objetivo discutir, avaliar e propor as mudanças necessárias ao sistema de produção de mudas cítricas, além de debater políticas públicas para garantir a sustentabilidade da citricultura no estado.