Um antigo problema das comunidades localizadas na região do Povoado de Ponto Novo, um dos mais distante da sede de Riachão do Jacuípe, a exemplo de Pilões, Salgado, Martezona, Baliza e Lagoa da Caiçara, a ponte sobre o Rio Sacraiu, que estava com estrutura comprometida, começou a ser resolvida com recursos próprios da Prefeitura. As reformas foram reivindicadas no evento comemorativo ao 1º de maio, dia dos trabalhadores, na edição de 2011, estão sendo concluídas e já foi construída um pilar de proteção embaixo, melhoradas as encostas nas cabeceiras e serão construídas as paredes laterais.
Segundo o prefeito Lauro Falcão (PMDB), a proposta era construir outra ponte neste trecho que fica entre Pilões e o Povoado de Salgado, inclusive foi encaminhado ao Ministério da Integração Nacional um projeto neste sentido e seria construída com toda tecnologia moderna, proporcionando maior segurança, com extensão e largura bem maior que atual orçada em R$ 1 milhão, mas com a burocracia para ser liberada, ele decidiu fazer o melhoramento por conta própria. A ponte existente foi construída em 1982 na primeira gestão do então prefeito Walfredo de Matos.
“A ponte estava na dependura”, falou o agricultor José Nunes de Oliveira, 58 anos, proprietário de uma área de terra na Fazenda Malhada do Meio, residente na cidade de Riachão do Jacuípe e passa pelos menos cinco vezes por semana para sobre a ponte.
O prefeito que participou recentemente de uma reunião na Associação de Moradores de Ponto Novo, informou à comunidade que além da ponte, serão investidos R$ 250 mil em pavimentação na comunidade nos 27 mil metros de calçamento que serão iniciadas ainda este mês. “Vamos reiniciar as obras da quadra poliesportiva, iremos ajudar a Associação na conclusão do mercado, conforme determina a portaria 304 e estamos entregando um veículo para transportar as pessoas na hora que necessitar de tratamento de saúde”, falou o Laurinho, como é conhecido o prefeito.
Numa reunião bastante movimentada, o prefeito entregou as chaves do veiculo tipo Fiorino, com estrutura de ambulância ao administrador do Povoado Nelson Carneiro. “Depois destas ações a nossa comunidade ficará bem diferente”, afirmou Carneiro.
O delegado sindical Manoel Santos Machado, “Dezinho”, ficou satisfeito com a reunião e disse que a mesma serviu para discutir os problemas do povo, dentre eles a problemática da água, pois a região passa pela maior seca de sua história. Outros problemas foram também debatidos durante a reunião e o vereador Orlando Andrade de Menezes (PHS) explicou sobre o projeto de abastecimento d’água que estar sendo elaborado para atender a região com ampliação do sistema de Baixa Nova.
A médica Gleide Márcia, uma das prefeituráveis do município, ouviu atentamente toda reunião e falou do rumo que mesma tomou, pois se tratando de um ano de eleição, a questão partidária foi deixada de lado e todos os assuntos discutidos foram em torno de ações que vão melhorar a vida das pessoas. Conhecedora da região, Gleide trabalhou por três anos no PSF da comunidade e conhece todas as pessoas pelo nome e disse ao CN, que por gostar de povo, saiu da região satisfeita com as ações determinadas pelo prefeito Laurinho que vem, até o último momento do seu governo, demonstrando muita responsabilidade.
O progressista vereador Antonio Marcos Oliveira Silva, “Marquinho”, falou sobre a eletrificação das comunidades de Lamarão, foram beneficiadas 48 famílias, Tigre, 13 famílias e Água Doce, que está em processo de construção e irá atender a 31 famílias e vereador Célio Roberto Silva Brito, “Celinho da Saúde”, destacou a importância do veículo que doado a comunidade e que mesmo antes do termino da reunião fez sua primeira viagem a cidade transportando uma dona de casa conhecida por Vanuzia que passou mal.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas