A Prefeitura de Conceição do Coité acaba de entregar a população à restauração do Coreto da Praça da Matriz da cidade. O monumento estava interditado desde o dia 7 de março deste ano (2010) depois do desabamento do teto quando na ocasião centenas de pessoas que marcavam um bingo, buscavam abrigo da chuva. Na ocasião uma pessoa morreu e mais de trinta ficaram feridas.
Houve muita polêmica na tentativa de buscar os culpados, foram ouvidos testemunhas, o secretário de infraestrutura José Venandro e o vereador Adalberto Gordiano,(Betão) ambos comentaram saber do perigo que o monumento de mais de 60 anos oferecia, por este motivo foram solicitados pela promotoria pública para esclarecimentos.
Com a estrutura comprometida o secretário Landinho, como é conhecido José Venandro chegou a colocar máquinas em ação para realizar a demolição total, mesmo com a presença da imprensa o secretário que havia prometido demolir, depois de montado todo esquema ele voltou atrás e disse que não era justo fazer aquilo, pois tratava-se de um marco da história do município e via possibilidade de recuperá-lo sem precisar a demolição.Emocionado chegou a dizer, “o prefeito pode até nomear alguém para minha secretaria, mas eu não ordenarei a demolição”.
A entrega do coreto a comunidade acontece justamente no período do novenário de Nossa Senhora da Conceição, cuja abertura acontece neste domingo. O monumento é utilizado como altar para realização da missa campal do dia maior dos festejos, 8 de dezembro.
Por: Raimundo Mascarenhas
Relembre o caso
Pelo menos cinco mil pessoas estavam na Praça Oito de Dezembro, no centro de Conceição do Coité, no domingo (07/03) onde acontecia um festival de prêmios, cuja premiação era motocicletas e carros, quando por volta de 16h começou a ventar bastante e a chover, forçando muita gente buscarem abrigo. A maior parte se protegeu na chuva nas lanchonetes situadas na mesma praça, mas um grupo de pessoas optou pelo coreto.
Mais de uma centena de pessoas ocuparam o pequeno espaço, na parte de cima e nas laterais. De acordo com Alana Adrielle, repórter do CN, ela percebeu que aquele ambiente estava pondo em risco todas as pessoas que ali estavam, viu um pedaço da laje cair na cabeça de um homem que sofreu um profundo corte, alertou as pessoas para deixarem aquele ambiente e segundo ela, “chegaram a zombar de mim, dois minutos depois, vi um estalo em seguida o desabamento”, contou.
O coreto localizado em frente à igreja matriz forma um dos maiores cartões postais da cidade e foi construído há 60 anos.
Segundo Ailton Nascimento, 40 anos, residente na cidade de Valente, que estava acompanhado da esposa Célia Costa Lima e do filho Cauam, a água começou a descer por dentro do reboco e em grande quantidade, temendo que a estrutura desabasse, ele chamou a família e foi se proteger da chuva em um Bar conhecido por Zé Mamão, de onde assistiu desesperadamente o teto cair sobre as pessoas que lá ficaram. Ailton contou que mesmo antes de desabar, um pedaço do reboco teria caído sobre a cabeça de um homem natural de Santa Bárbara, cuja identidade não foi revelada, causando um hematoma e uma perfuração, sendo levado para um dos hospitais da cidade.
Gilvaldo Santana Silva, residente no Bairro do Açudinho, na cidade de Conceição do Coité, estava na parte de baixo do coreto e ao falar para o CN, ele disse que estava ouvindo desde que chegou para trabalhar com a mãe, barulhos na estrutura, eles são vendedores de cerveja nestes eventos, “imaginei que fosse briga, pois via a pessoas correndo e depois voltava ao normal. Isto aconteceu umas três vezes”, contou.
Segundo Santana, na hora do acidente, a queda começou pela parte central da laje e uma parte caiu sobre uma senhora e “perfeitamente deu para vê o seu corpo preso entre os degraus da escada e o solo. Tentei levantar a parte de concreto, porém era muito pesada e tive que pedir ajuda e quando conseguimos, percebi que estava morta”, lamentou. ?Depois que conseguimos retirar esta senhora, começamos a retirar os outros pedaços da laje e resgatamos mais de dez pessoas”, contou Givaldo Santana.
Ao ser levada para o pronto socorro do Hospital Almir Passos, a vítima foi identificada como Laurimar Carneiro, 72 anos, residente no Bairro do Açudinho foi confirmada sua morte.
Desespero nos Hospitais – A cidade de Conceição do Coité conta apenas com dois hospitais filantrópicos e em cada um deles, apenas um médico fica de plantão, mas o trabalho humanitário prevaleceu e um grande numero de profissionais da área de saúde, mesmo não estando em serviço, prestaram seus serviços voluntários as pessoas que estavam necessitando. Quando a notícia do acidente correu e os feridos começaram a serem levados para as unidades, o desespero tomou conta da cidade e uma multidão, somando os curiosos e as pessoas querendo saber noticias dos feridos, imaginando que eram parentes, foram para frente das casas de saúde querendo entrar a todo custo, dificultando o atendimento e até mesmo o acesso das ambulâncias. Foram necessárias ambulâncias dos municípios vizinhos para atender a demanda das transferências dos casos mais graves para Feira de Santana e Salvador.
Paróquia X Prefeitura – O coreto foi construído a mais de sessenta anos, segundo informações das pessoas mais idosas da cidade, pelo prefeito da época, porém a área onde foi fixado pertence à Paróquia Nossa Senhora da Conceição e, “portanto ele é da Igreja”, falou o secretário de Infraestrutura do município, José Venandro, conhecido por Landinho.
O secretário José Venandro, afirmou que tinha conhecimento dos problemas na estrutura do coreto, porém não avisou ao prefeito, pois não pertence à prefeitura. “Avisei ao vereador Betão Gordiano (PT), que é muito ligado a Igreja e nos damos muito bem, que a estrutura do coreto estava comprometida. Fiz isto antes da festa de oito de dezembro e recomendei que não usasse aquele espaço” falou Landinho ao CN.
Antes de falar com o secretário, a equipe do CN esteve com o prefeito Renato Souza (PP) e ele apresentou três possíveis causas para o acidente: excesso de pessoas, o tempo que foi construído e a chuva. “Não tinha conhecimento de qualquer problema na estrutura do coreto, pois, toda Coité sabe que ali é um local de eventos, inclusive religiosos e nunca houve qualquer problema”, falou Souza.
O vereador Betão confirmou que realmente foi informado do problema por Landinho, porém, estava na véspera da festa e assim que terminou nos reunimos para avaliar, eu contei a todos na reunião de avaliação do que Landinho tinha dito e que o correto estava com sua estrutura comprometida”, falou.
Bingo
O bingo já estava acontecendo e tinha sorteado o primeiro prêmio e aguardava diminuir a chuva, para continuar. Com o acidente, os sorteios dos demais prêmios foram suspensos e a comissão organizadora do evento não foi encontrada pela equipe do CN para saber que providencia serão tomadas.
Conceição do Coité ficou cerca de 10 anos sem realização de festival de prêmios, devido a um arrastão que houve durante a concentração. Na ocasião várias pessoas ficaram feridas,inclusive uma delas sofreu queimadura de 3º grau depopis de ser jogada contra uma bacia de azeite de dendê de uma barrca de acarajé. O então promotor José Vicente pediu a proibição de bingos.
Da redação CN