O deputado estadual Tom Araújo, (DEM), participou na tarde de segunda-feira (23), do mutirão nacional do partido, onde estiveram os principais líderes do democrata do país, a exemplo do presidente nacional da legenda, senador pelo estado do Rio Grande do Norte, José Agripino Maia e dos deputados federais Rodrigo Maia (RJ), David Alcolumbre (AM) Ronaldo Caiado (GO), Onyx Lorenzoni (RS) Carlos Meles (MG), Mendes Filho (SE), os paulistas Jorge Tadeu, Eli Correia e Rodrigo Garcia, os baianos Fábio Souto e Cláudio Cajado, do ex-governador Paulo Souto, ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo e do presidente do DEM na Bahia, José Carlos Aleluia, quando foi feito o apelo ao ACM Neto que aceitasse a candidatura a prefeito de Salvador na eleição de outubro.
Para o deputado Tom Araújo, que ouviu atentamente ao pronunciamento de ACM Neto ao assumir o compromisso que considerou o maior desafio de sua vida. “Eu acredito na capacidade de ACM Neto e sei, conforme ele falou em seu discurso, que não vai errar, pois tem um grande futuro pela frente e sua paixão desatinada, o coloca a serviço da cidade e isto lhe move e o anima”, falou o parlamentar.
Outro ponto comentando pelo deputado ao CN foi à lembrança do ex-senador Antonio Carlos Magalhães, pelo presidente Agripino que falou que o líder baiano morreu em 2007 e até hoje todos sentem saudade, principalmente pela sua autoridade para resolver os problemas e o amor que tinha pela Bahia.
ACM foi o responsável por algumas das principais obras já feita na história da Bahia, como a reforma do Pelourinho, estradas e a transformação da Bahia em um pólo mundial de turismo e “não há dúvida que ACM Neto é o Antonio Carlos melhorado”, finalizou Tom, um dos mais jovens parlamentar da Assembléia Legislativa. Definida a pré-candidatura de ACM Neto para prefeito, Tom disse ao CN que vai para luta, pois é importância a vitória do DEM em Salvador e também falou da sua disposição em contribuir com a vitória do partido em Feira de Santana, a segunda maior cidade do estado e tem como certa a vitória de José Ronaldo de Carvalho, que é pré-candidato do partido.
Em 2010 o Democrata baiano elegeu 5 deputados e Tom Araújo foi o mais votado com 62.391 votos, seguido de Rogério Andrade 60.292, Gildasio Penedo, 57.900, Herbert Barbosa 46.723 e Paulo Azi, atual líder da minoria, com 40.992. Destes, apenas 03 permaneceram no partido, sendo que Rogério Andrade e Gildasio Penedo migraram para o PSD. “A candidatura de ACM Neto é muito importante para o DEM e para Salvador, pois sua gestão será referencia para o Brasil e para Bahia. A eleição de Salvador tem muito influencia nas eleições do interior”, falou Tom, destacado parlamentar pela coerência e fidelidade partidária.
O parlamentar, apesar da pauta da reunião ser direcionada a eleição de Salvador, estava acompanhado de uma comissão dos Democratas de Várzea da Roça, onde o partido vai ter candidatura própria e o nome que vem sendo ventilado é do empresário Edmilton Rios, “Dida”, que foi apresentado ao senador José Agripino Maia, que garantiu todo apoio. Além de Dida, também integrou a comissão a presidente da legenda no município, Adélia Rios e os vereadores Florisvaldo Oliveira Alves, Anadilson da Cruz Pacheco e Evandro Guedes de Oliveira, todos do PSDB, que apóiam a candidatura democrata.
Esteve em Salvador participando do evento, o ex-prefeito de Barrocas, Edilson Lima, que deverá ser o único candidato encabeçado pelo DEM, nos 20 municípios do Território do Sisal. Nos demais municípios, o partido deve integrar as diversas coligações, a exemplo de Riachão do Jacuípe, onde o presidente do diretório municipal, Raimundo Flaconere Rios, “Chuá”, falou da possibilidade da coligação com o PDT, onde vai apresentar o nome de Tânia Matos como candidata. Em 2008, Tânia disputou a eleição pelo DEM e obteve 43,27% dos votos válidos e em setembro de 2011 migrou para o PDT. Mesmo não tenho apoiado o deputado Tom na eleição de 2010, Chuá fez questão de pousar para uma foto ao lado do parlamentar e do senador José Agripino.
Os democratas de Riachão do Jacuípe votaram em Paulo Azi que também estave no evento e atua como líder da minoria na Assembleia.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas