Dezenas de manifestantes do Distrito de João Amaro – município de Iaçu, interditaram com tronco de árvores e pneus a estrada BA 245 que liga Iaçu a Marcionílio Souza ,trecho de 52 km, cuja estrada que já teve asfalto e atualmente está a base de cascalho, é considerada uma das mais importantes via de acesso a região da Chapada Diamantina.
A interdição aconteceu das 05h ao fim da tarde de segunda-feira,23, na comunidade que tem algo em torno de 10 mil habitantes, e, a cerâmica como principal fonte de renda e vulnerável para o transporte.
No mês passado o governador assinou a abertura do processo licitatório. O mesmo foi feito, porém uma das empresas que participou e perdeu, recorreu, alegando irregularidade na empresa ganhadora e consequentemente vem atrasando o início das obras.
A comunidade fez contato com o Departamento de Estradas e Rodagens da Bahia – DERBA, informando que cansou de esperar uma posição e fechou. A PM esteve no local por volta do meio dia, negociou a abertura da estrada com a comunidade, mas não obtive êxito.
Naquela oportunidade a comunidade informou que só abriria a estrada com a presença do diretor do DERBA de Itaberaba. Por volta das 14h houve um pequeno confronto com a PM e a mesma conseguiu liberar a estrada. Uma pessoa ficou levemente ferida.
Com a saída da guarnição por volta das 15h a comunidade voltou a fechar a estrada, com um estoque de pneus cinco vezes maior.Em outra negociação a população reabriu, com a promessa de que dia 5 de maio as máquinas chegariam para iniciar as obras, como foi uma informação extra-oficial, já adiantaram que caso isso não ocorra o bloqueio irá acontecer novamente.
A ultima vez que esta comunidade fechou esta mesma estrada, pelo mesmo motivo, durou 2 dias, só permitiu a passagem de ambulâncias e carros com pessoas doentes.
A obra foi uma indicação do deputado estadual Tom Araújo do (DEM) e o CN esteve lá, percorreu todo o trecho – VEJA