A pré-candidatura a reeleição do prefeito Renato Souza, foi lançada oficialmente na manhã de domingo (10), em um encontro do Partido Progressista (PP), onde estiveram presentes representantes de dez partidos que deverão formalizar até o final do mês a coligação na majoritária que o indicará como candidato a reeleição e Deraldo Ramos (PSD), como vice-prefeito. O ato aconteceu em uma chácara na Fazenda Caldeirão, região do Povoado de Santa Rosa, além das lideranças partidárias, compareçam os líderes comunitários, o ex-prefeito Hamilton Rios de Araújo (DEM), ex-deputado estadual Emério Resedá (PDT) e o deputado estadual Tom Araújo (DEM).
Com a candidatura a reeleição de Renato Souza, o grupo político liderado pelo ex-prefeito Hamilton Rios que vem elegendo os prefeitos há 40 anos, com exceção do mandato 1992/96, quando houve um racha e o vice-prefeito na época, Diovando Carneiro (falecido), disputou a eleição e venceu o pleito, inaugura uma nova fase, conseguindo disputar pela primeira vez uma reeleição. Os ex-prefeitos Tom Araújo e Éwerton Rios, tiveram seus nomes cogitados, porém não concretizaram este desejo e grupo sempre optou por eleição de outro nome.
Para o presidente do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Eustórgio Resedá, o grupo permanece unido e juntamente com o seu irmão, o ex-deputado estadual Emério Resedá, vai está junto na campanha e reconheceu que o prefeito Renato Souza, juntamente com o vice, Deraldo Ramos, estão fazendo um bom governo.
O ex-prefeito Hamilton Rios, em seu pronunciamento, reconheceu os avanços do município e credenciou ao trabalho do grupo político que lidera. “Renato Souza e Deraldo Ramos, buscaram grandes obras para o município, eu fico feliz quando vejo as famílias carentes sendo beneficiadas e iremos continuar unidos para o bem de todos”, falou Hamilton Rios.
O ex-deputado Emério Resedá falou aos presentes que aquele evento era o resultado de uma reunião que previamente havia sido realizada na residência de Hamilton Rios de Araújo e sem muitos detalhes resumiu suas palavras convidando os pré-candidatos a vereador dos partidos presentes para a convenção no dia 24 deste mês. Antes de iniciar o evento o ex-parlamentar deixou o ambiente por não concordar com a forma de condução do mestre de cerimonial Ramires Mota e retornou em seguida após a substituição do locutor.
Procurado pelo CN, o ex-deputado Emério Resedá, que por vinte anos foi o represente do grupo político majoritário junto ao governo do estado, disse que não se sentiu bem forma como foi tratado pelo cerimonial e preferiu se retirar e que não gostaria de falar sobre assunto, pois tudo havia sido resolvido. Após conversa com os líderes do grupo, Emério retornou ao evento.
O deputado democrata Tom Araújo, considerou Renato Souza é uma revelação na política coiteense e lembrou que o município teve grandes gestores, a exemplo de Hamilton Rios, Walter Ramos, Éwerton Rios, também deixaram suas marcas, inclusive ele, que foi prefeito de 2000/2004, também contribuiu para o desenvolvimento de Coité. “Agora o prefeito Renato Souza, que teve grandes parceiros, a exemplo do ex-deputado estadual Emerio Resedá, ajudou muito aos coiteenses, principalmente na área de saúde e com a continuação da gestão de Renato, o município vai continuar se desenvolvendo”, garantiu Tom Araújo.
De acordo com Deraldo Ramos, que está no seu segundo mandato como vice-prefeito e tenta agora o terceiro, a população coiteense sabia qual era a meta do governo municipal e ao lado de Renato Souza, trabalhou muito, pois o lema do grupo é trabalho. Ele falou também que sempre esteve unido com o prefeito, diferentemente de outros municípios onde os vices-prefeito geralmente brigavam com os gestores.
Renato finalizou o encontro lembrando que o resultado do desenvolvimento do município é a união do grupo e muitas obras foram construídas na sede e zona rural. “O nosso trabalho vai continuar até o ultimo dia do governo e sei que este trabalho será reconhecido pelos coiteenses”, concluiu Souza.
O ex-prefeito Éwerton Rios citado na reunião não particpou do encontro e se mantém distante. Conforme falou em outras ocasiões que se afastaria para cuidar dos seus negócios, parece está realizando, pois pouco é visto em reuniões políticas, ele quem mais governou o municipio em toda história, três mandatos.
Da redação com informação do site Informe Bahia