O problema do lixão em Conceição do Coité sempre foi um problema tão grave para o meio ambiente quanto o matadouro municipal e o Açude Iturandi. Matadouro e lixão foram fechados pela justiça e através de liminares conseguidos pela prefeitura municipal voltaram a funcionar. Antes de completar uma semana que o juiz da comarca de Conceição do Coité, interditou o matadouro pelo fato de o prefeito não cumprir um acordo com o Ministério Público, na noite de quarta-feira,20, o prefeito tomou um decisão e interditou a área do lixão, local bastante habitado e que vinha sendo motivo de muitas queixas e abaixo assinados para o fechamento definitivo.
O prefeito Renato Souza, acompanhado do vice-prefeito Deraldo Ramos, vereadores, secretários, lideranças comunitárias e diversos moradores do povoado de Laginha e região, compareceram e registraram o momento.
Segundo o blog informe Bahia, o prefeito visivelmente emocionado com as manifestações de carinho dos moradores presentes, disse esta feliz em ter resolvido esse problema. O presidente da associação comunitária de Laginha conhecido por Miudinho, destacou a importância daquele momento para a comunidade e disse que, embora o velho Lixão tenha sido meio de sobrevivência para muitos catadores, certamente sempre foi um transtorno para seus vizinhos.
O vice prefeito Deraldo Ramos, disse que assim que assumiu a prefeitura, Renato Souza garantiu a comunidade que lutaria para resolver esse problema, e isso aconteceu, pois estava aguardando a liberação do Instituto do Meio Ambiente-IMA.
O prefeito Renato Souza desapropriou uma nova área de terra e implantou um Aterro Controlado, geralmente encontrado apenas em municípios de grande porte. Já como licenciamento ambiental e a anuência do órgão fiscalizador do estado, o aterro fica localizado entre a sede e o distrito de Salgadalia, na BA 411, na Fazenda Riacho Fundo, distante há 6 km da sede.
Na manha desta quinta-feira (21), o lixo coletado no município já foi levado para o aterro de resíduo sólido controlado, onde se encontra no local uma máquina para jogar o lixo na vala.
Resolvidos dois problemas em apenas uma semana, deu maior tranquilidade aos moradores de Terra Nova (matadouro) e Lixão ( Laginha). A população agora espera solução para o açude de Itarandi, a maior aguada do município, mas o precioso líquido está contaminado por receber grande parte do esgoto da sede do município.
Da redação CN