Durante uma campanha política acontece de tudo, coisas exóticas, engracadas, serias, tensão, nervosismo enfim, a política de um modo geral é sempre acirrada e ninguem quer perder. Ninguém pode subistimar a capacidade de um ou do outro candidato, embora Riso tenha sido derrotado veja quanta gente acredita no seu trabalho, foram 8002 votos de esperança, motivo para votar no democrata eles devem ter. Ranulfo por sua vez teve grande persistência, pois talvez conhecendo a realidade do seu povo entendeu que poderia correr atrás do seu objetivo e este objetivo foi alcançado. Agora só resta a ele fazer o que prometeu durante a campanha, e olha que o tempo é curto, serão apenas dois anos.
Riso fez campanha no risco – Apesar dos boatos de que podia ter o seu nome cassado até a eleição, a candidatura de Riso também enfrentou problemas com o vice, Júnior Cesar (DEM), que enfrenta problema na justiça. O candidato do DEM Rivaldo Pereira, teve o pedido de registro da sua candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral de Monte Santo durante todo período eleitoral. Só na quarta-feira (01), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deferiu o registro. O impasse foi o fato de Riso ser irmão do ex-prefeito Ari de Almerindo, o que, segundo a legislação eleitoral, o torna inelegível.
Deputado disse que renunciaria ao mandato – O deputado federal eleito Rui Costa (PT) participou do último comício dos Democratas e garantiu o apoio do governo, caso fosse eleito. Costa estava acompanhado do deputado estadual Roberto Carlos (PDT)(foto). Os dois discursaram em favor da candidatura de Riso de Almerindo e Roberto Carlos afirmou que se “Riso” perdesse a eleição, ele renunciaria ao seu mandato. Quem deve está ansioso para saber se realmente cumprirá a promessa é o primeiro suplente da coligação.
A panelinha e o caladinho – “A panelinha vai quebrar”, referindo-se ao fato o grupo liderado por Arivaldo Souza Pereira, “Ari de Almerindo” tem o comando do município há quase duas décadas e mantém o monopólio municipal com pessoas da família e o desejo de mudança e “No caladinho eu votar de Ranulfo e Paulinho”, incentivando os funcionários públicos e fornecedores da prefeitura que estavam sem receber a votarem no candidato do PMDB, foram as musicas tocada na campanha. Os hinos evangélicos também predominaram os eventos do pmdbistas.
Problemas com a Justiça causam incertezas – Além da duvida de Riso se teria ou não sua candidatura deferida, a Justiça Eleitoral da 50º Zona, sediada em Monte Santo, indeferiu também a candidatura do vice-prefeito da coligação “Cansanção, com a Verdade Venceremos”, José Zito Góes de Sena, conhecido por Zezitinho. Ao contrario do DEM, o PMDB optou por não recorrer da sentença judicial e apresentou durante uma reunião realizada no dia 18 o nome do professor Paulo Henrique (PRP), para substituir Zezitinho.
Vereador, suplente de vereador e deficiente físico presos – Na noite de sexta-feira (03) o vereador do município de Cansanção José Barbosa Ribeiro “Zé do Cirilo” (PT), foi preso em flagrante por agentes da Polícia Civil suspeito de compra de votos e permaneceu na delegacia de Cansanção até ás 11h de segunda-feira (06), quando foi liberado. Além da prisão do vereador, a Polícia Civil também efetuou a prisão de um deficiente físico conhecido por Zé Sentado e um suplente de vereador por porte ilegal de arma, segundo informações do site Portal de Cansanção.
Ari lamentou a derrota – Em entrevista ao Portal Cansanção, o líder político do grupo dos Democratas, Ari de Almerindo (PDT), lamentou a derrota sofrida por Riso e afirmou que irá fazer uma oposição responsável e que mesmo fora da prefeitura continuara lutando por Cansanção. Ele disse também que em 2012 estará apto a concorrer e declarou ser pré-candidato.
Praça entregue sem ser concluída – Na noite de quarta-feira (01), o DEM realizou seu último comício na Praça Central. “Coincidentemente”, funcionários da prefeitura retiraram os tablados que protegiam a obra e a cidade conheceu a nova Praça. A obra não havia sido concluída, a exemplo do quiosque central, que falta as portas, janelas e infraestrutura interna. A derrubada dos antigos quiosques foi pauta para os discursos dos oposicionistas do prefeito Riso. Para os mais ferrenhos da oposição, a obra era eleitoreira.
O Locutor fez a diferença – Para o candidato eleito Ranulfo Gomes, o locutor Valdemi de Assis, conhecido por Mitinho, fez a diferença com toda a animação e as constantes novidades que deram “rumo” a campanha. Para Mitinho, esta colocação de Ranulfo foi um gesto de bondade e reconhecimento, porém ele se coloca com parte do projeto e o resultado eleitoral foi um trabalho de equipe onde todos deram sua contribuição. Estavam o Adimário, excelente DJ e técnico de estúdio, onde gravamos o programa eleitoral, os colegas Joilton Silva que foi o coordenador dos carros de sons, Jorge Moreno, Messias, J.J. Neto, Professor Carlos, Jeová e muitos outros que mesmo sem serem locutores de profissão, a exemplo do Alemão, deram suas parcelas de colaboração”, falou Mitinho de Assis, como ficou conhecido na comunidade. “Fiz minha parte e com toda minha alma, pois sou municipalista de coração e vivo política 24horas.
Participe – Utilize do espaço “comentar a matéria”, avalie a campanha, diga o que lhe chamou atenção, fale daquilo que você não gostou, dê sugestão ao novo prefeito do que deve ser feito no município. Participe.
Da redação CN