Tudo pronto para a abertura do Campeonato Intermunicipal edição 2012, promovido pela Federação Baiana de Futebol ( FBF) a competição é considerada a maior do futebol amador do Norte/Nordeste do país, terá a abertura no próximo domingo (22) em jogo isolado entre São Francisco do Conde a última campeã do torneio que recebe no estádio Junqueira Ayres, a Seleção de Santo Antônio de Jesus, uma das mais tradicionais equipes da Bahia e que revelou para o futebol mundial o pentacampeão do mundo Júnior Nagata.
A partida, tem início marcado para as 15h. Os demais jogos, que completarão a rodada, serão realizados uma semana depois, no dia 29 de julho.
Na véspera da abertura, a FBF promoverá o Congresso do Intermunicipal 2012. Presidentes de Ligas Desportivas Municipais, delegações de toda a Bahia, dirigentes de futebol e profissionais da imprensa esportiva se reunirão no sábado (21), a partir das 9h, no auditório de um grande hotel da Capital baiana.
Na oportunidade, o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues anunciará uma das maiores inovações da história da competição, que teve sua primeira edição no ano de 1957. Regulamento, tabela de jogos e divisões dos grupos também serão divulgados no evento. Haverá modificações para adequar a quantidade de equipes participantes, pois apenas 52 seleções fizeram inscrição, doze a menos em relação aos últimos anos que inscreveu 64 seleções.
Território do Sisal terá apenas duas concorrentes
Desde 1995 a região do sisal vem formando grandes seleções e conquistando titulos, na competição. Mas para este ano de 2012 Araci e Biritinga terão a missão de representar bem a região, pois, a cidades que fizeram bonito principalmente de 2005 para cá não irão participar. Conceição do Coité que conquistou o tetra: 2005, 2006, 2007 e 2008 e o vice em 2010. Serrinha 2009, Santaluz vice 2011.
Antes, em 1995 quem quase levantou o troféu foi Euclides da Cunha, perdeu o titulo para Itapetinga. Euclides voltou a ser vice em 20o2. Em 2012 fica de fora.
Araci que sonha com o título inédito chegou perto em 1996, alcançou o 3º lugar.
Em 1997 Serrinha perdeu a oportunidade de levantar o troféu pela terceira vez, perdeu o título em casa para Vera Cruz e em 2004 perdeu a oportunidade para Itamaraju. O tri chegou mesmo em 2009, dentro dos seus domínios.
Em 1998 que literalmente ‘bateu na trave’ foi Coité, ficou em segundo lugar, perdendo o título nos penaltis para Ipiaú em seus domínios. 2000 chegou perto, ficou em terceiro, mas amadurecia as inesquecíveis conquistas inclusive a de 2005 que não conheceu derrota.
Em 2011 duas seleções da região sisaleira se confrontaram Santaluz x Valente, na ocasião a seleção valentense que tinha a base da seleção coiteense, vice campeã era tida como favorita ao título a festa foi feita antes mesmo das equipes em campo, pois Santaluz venceu a primeira fora de casa por 2 a 1 e jogava por um simples empate, mas foi surpreendido dentro de casa uma semana depois e levou 4 a 0. Valente ficou em terceiro e Santaluz perderia o título para São Francisco do Conde.
Antes de o titulo chegar a liga coiteense dois atletas coiteenses realizaram este feito por outras seleções. O atacante Sandro Bell conquistou por Madre de Deus em 2000 e quatro anos depois o também atacante Samarone jogando por Itamaraju.
O recordista em titulo intermunicipal é o goleiro Márcio Greick. 2005,06,07 e 08 por Coité, 2009 por Serrinha e 2011 por São Francisco do Conde, ele que é natural de Pé de Serra, vai em busca do bi por São Francisco.
Por: Raimundo Mascarenhas * colaborou Nilton Feliz