A prefeitura Municipal de Valente divulgou nota a respeito do incêndio que atingiu a Serra do Pintado no último domingo, 2, e classificou as informações como exagerada ao informar que houve sérios prejuízos na fauna e na flora.
Diz a nota:
Primeiramente, é estranho que na matéria não aponte o que o prefeito, Agnaldo Oliveira (PT), informou ao ex-assessor de comunicação da prefeitura e dono do blog sisalnews as medidas que estavam sendo tomadas para amenizar a situação. Assim que soube do incêndio, o prefeito providenciou carro-pipa, máquina e colocou homens à disposição para ajudar a apagar o fogo. O problema é que era noite, tinha pouquíssima visibilidade. Os homens sem treinamento nesse tipo de situação poderiam correr risco.
A Serra é de difícil acesso não tinha como carro-pipa se aproximar com a água necessária para apagar o incêndio. As escavações como contenção do fogo, somente poderiam ser feitas se realmente ele descesse a Serra. Deixando claro, não foi esse o caso. Apesar de ser o segundo dia à frente da prefeitura e, portanto, ainda em fase de montagem da equipe, o prefeito deu total atenção. Saiu da Serra do Pintado por volta de meia noite, quando viu que a situação estava controlada.
Na manhã de segunda-feira, uma equipe da prefeitura foi avaliar a situação, conversar com moradores e registrar algumas fotos. A equipe constatou que o incêndio não teve a proporção alardeada.
Um morador que vive praticamente no Pé da Serra há 64 anos, conhecido como Zenaido assistiu a quatro incêndios anteriores na Serra do Pintado, em toda a sua vida. Alguns em proporções mais graves. Ele afirma que, até hoje, o Poder Público nunca construiu um plano anti-incêndio ou mesmo fez alguma campanha pública oficial que conscientizasse os donos das propriedades a evitar queimadas.
Um outro fato estranho. A suposta matéria fala somente que a Serra está pegando fogo. Não investigou a causa. Nós esclarecemos. O dono de uma roça tocou fogo em um mato de sua propriedade e o fogo se alastrou. Moradores contam que não é a primeira vez que ele faz esse tipo de queimada para limpar o pasto para plantar capim para a criação de animais. Porque, então, não se tomou providência?
E mais… Segundo a matéria 30% foi destruída. A que se referem esses trinta por cento? Da área em estado de preservação ambiental? Olhando a foto tirada à noite, até pode parecer que é um grande incêndio. Mas quem visitou a Serra nesta segunda (03) pela manhã percebeu que, pela área queimada, a destruição não teve “grandes proporções” como apostou o dono da suposta reportagem. Não há animais mortos. O clima está normal. Como disse uma moradora localizada no pé da Serra, “Parece que foi um grande susto”.
O prefeito Agnaldo Oliveira lamenta que esse incêndio tenha ocorrido. Espera que a oposição não use o incidente de forma política para criar terror na população, em função das eleições. A prefeitura quer construir o que ainda não foi construído. Espera a colaboração de todos.
Ascom/PMV