Para compensar a derrota para o Icasa, em Pituaçu, na última rodada, a torcida tricolor apostou no triunfo contra o Duque de Caxias e invadiu o estádio São Januário. Mas, diferente dos jogos contra Sport, Portuguesa e Ponte Preta, o Bahia não teve eficiência no ataque e ficou no empate em 0 a 0 com o time carioca, neste sábado (2). A partida marcou a estreia do atacante Éverton.
Com o empate, o primeiro fora de casa, o Bahia permanece na quarta colocação, com 45 pontos. O Duque de Caxias é o 10º, com 36. No próximo sábado (9), o time baiano encara o Guaratinguetá, em Pituaçu. Na terça (5), a equipe carioca visita a Portuguesa, no Canindé.
De um lado e do outro
O jogo começou do jeito que a torcida gosta: bem aberto, com as duas equipes buscando o ataque. Mas, jogando em casa, o Duque de Caxias conhecia os atalhos de São Januário e não demorou para acuar o Bahia no seu campo de defesa. Depois de algumas tentativas sem muito perigo, Juninho assustou o goleiro Fernando aos 21 minutos, em cobrança de falta. O camisa 1 tricolor fez boa defesa.
Com a marcação adiantada, o time carioca chegou mais uma vez aos 26 minutos. Somália recebeu de cara com Fernando, que fechou o ângulo e impediu o primeiro gol dos donos da casa. Aos 33, foi a vez de Geovane invadir a área pela esquerda e cruzar. Fernando salvou mais uma vez.
Mas o Bahia conseguiu se organizar e neutralizou as ofensivas do Duque de Caxias. Aos 35, Jael recebeu cruzamento da direita, e sozinho, cabeceou para fora. Um minuto depois, Morais tentou encobrir o goleiro Lopes e acertou o travessão. O Duque respondeu aos 43, quando Juninho exigiu nova defesa de Fernando em cobrança de falta. Mas, aos 44, Fábio Bahia chutou de fora da área e a bola tirou tinta da trave.
Bahia resiste e tenta vencer
O time carioca voltou do intervalo com a proposta de retomar o comando do jogo. Sob o comando do Lenílson, os anfitriões até chegaram com perigo, mas a defesa do Bahia se mantinha bem postada. Aos seis minutos, o meia cruzou para Juninho da esquerda. Na hora do chute, Ávine chegou para desarmar.
Diferente do primeiro tempo, o Bahia não recuou, mas também não levava perigo. Ao contrário do Duque de Caxias, que perdeu a melhor chance do jogo aos 21 minutos. Thiaguinho invadiu a área pela esquerda e acertou a rede do lado de fora de Fernando, que já está vencido no lance.
Apostando nas jogadas pelos lados, com Ávine e Arílton, o Bahia cresceu. Aos 28, o camisa 6 arriscou chute rasteiro de fora da área. Jael fez o corta-luz e a bola tirou tinta da trave esquerda de Lopes. Dono do jogo, o Tricolor baiano passou a desperdiçar oportunidades. Aos 33, Ávine cruzou para Jael, que girou mas perdeu o momento do chute.
Aos 36 minutos, Somália chegou a marcar, mas o assistente assinalou posição de impedimento do atacante. No último suspiro, o mesmo Somália tentou tirar o placar do zero, mas Fernando saiu do gol e afastou de soco. Após o apito final, Jael foi expulso por reclamação.
Duque de Caxias 0 x 0 Bahia – Campeonato Brasileiro Série B, 26ª rodada
Data: 02/10/2010 (sábado), às 18h30
Local: Estádio São Januário
Árbitro: Wagner Reway (MT)
Assistentes: Paulo César Silva Farias (MT) e Lincoln Ribeiro Taques (MT)
Duque de Caxias: Lopes; Amaral, Marlon, Edson e Carlão; Xaves, Roberto Lopes, Juninho (Thiaguinho) e Lenilson (Danilo Rios); Geovane Maranhão (Léo Itapiruna) e Somália. Técnico – Gilson Kleina.
Bahia: Fernando; Arílton, Alison, Nen e Ávine; Fábio Bahia, Bruno Octávio, Hélder e Morais (Vander); Adriano (Éverton) e Jael. Técnico – Márcio Araújo.
Da redação* com informações Ibahia