O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizou na quinta-feira (16), no salão do Auditório Yemanjá do Centro de Convenções, em Salvador, a solenidade de diplomação dos candidatos eleitos nas últimas eleições gerais 2010 no estado.
Disputada pela imprensa, autoridades, familiares e amigos de diplomados, a solenidade reuniu para diplomação os eleitos a governador, vice-governador, os dois senadores com os suplentes, dois para cada titular, além dos deputados federais e estaduais e os seus suplentes.
Ao abrir o evento o presidente TRE-BA, desembargador Mário Alberto Simões Hirs, lembrou que a entrada em vigor da Lei Complementar 135/2010 (Lei da Ficha Limpa) acabou trazendo a euforia de se fazer, já nestas eleições, a sua aplicação,o que dividiu opiniões.
“Não foram poucas as pesquisas, os debates, o consenso e o dissenso. Mas tudo isso nos fortaleceu”, afirmou o magistrado, enfatizando ainda que o trabalho da Justiça Eleitoral na Bahia foi feito com independência.
Diplomação – A diplomação, ato pelo qual a Justiça Eleitoral habilita os eleitos a tomar posse para o exercício do mandato eletivo conquistado nas urnas, é a última etapa do processo eleitoral. A cerimônia encerrou os trabalhos do TRE baiano na realização do pleito deste ano, iniciado na fase do registro das candidaturas.
Recebeu primeiramente o diploma, das mãos do desembargador Mário Alberto Simões Hirs, presidente do TRE, o governador reeleito Jaques Wagner, sendo diplomado em seguida o vice-governador eleito, Otto Alencar, que recebeu o diploma das mãos do vice-presidente do TRE, desembargador Carlos Alberto Dultra Cintra.
Na seqüência foram diplomados os eleitos a senadores Walter Pinheiro e Lídice da Mata, cada um precedendo a diplomação de seus dois suplentes.
Foram diplomados também o presidente da Assembléia Legislativa, o deputado estadual reeleito, Marcelo Nilo, e o presidente da Câmara Municipal de Salvador, eleito deputado estadual, Alan Sanches, que no evento integraram a mesa de autoridades. A mesa foi composta ainda por todos os membros da Corte Eleitoral além da presidente do Tribunal de Justiça (TJ-BA), Telma Britto, do prefeito da cidade, João Henrique, dentre outros representantes políticos.
Em discurso Des. Mário Alberto, presidente do TRE, destacou o trabalho conduzido pelos magistrados, servidores e funcionários do Tribunal na realização do pleito. “Sinto em mim próprio e vejo no semblante dos meus companheiros de trabalho, as marcas do cansaço, mas também sinto um halo de satisfação e este, estou certo, em decorrência do dever cumprido”, afirmou.
Para Alberto Hirs, o evento representou a homologação oficial dos que estão habilitados a exercerem seus cargos políticos. “É a conclusão do processo eleitoral por parte do TRE, que finaliza com sucesso mais uma eleição”, concluiu.
Durante coletiva de imprensa, realizada momentos antes da abertura do evento, o governador afirmou que o seu futuro mandato será de continuidade e renovação. “A prioridade para os próximos quatro anos será o foco no social e na inclusão produtiva. Vamos otimizar o que o povo aprovou, investindo na logística de infraestrutura do estado para atração de investimentos e geração de empregos”, disse.
Para Alberto Hirs, o evento representou a homologação oficial dos que estão habilitados a exercerem seus cargos políticos. “É a conclusão do processo eleitoral por parte do TRE, que finaliza com sucesso mais uma eleição”, concluiu Hirs.