O evento reuniu os candidatos eleitos no pleito deste ano para governador, vice governador, senadores, deputados estaduais e federais, além dos respectivos suplentes. O governador reeleito Jaques Wagner e Otto Alencar depois de diplomados foram convidados a fazer parte da mesa, para a entrega dos demais diplomas.
Vando I – Faltando mais de um ano para as eleições de 2010, o deputado eleito e diplomado Edivan Fernandes de Almeida (PSC), conhecido por Vando, já garantia que um dos eleitos seria ele. Dito e feito.
Só em Monte Santo, seu domicilio eleitoral, Vando obteve 16.462, num universo de 28.186 votos válidos. Ao ser diplomado, pouco depois das 18h de quinta-feira (16), ele exibiu com satisfação o diploma para o fotógrafo e confirmou sua prioridade no mandato, ou seja, defesa do semi-árido, inclusive com a formação de uma bancada reunindo os deputados mais votados nos vintes municípios da região.
Vando II – O deputado Vando foi um dos primeiros que chegou ao salão do Auditório Yemanjá, no Centro de Convenções. No convite estava previsto para iniciar o evento ás 17h e ás 16h35, ele já estava lá, ladeado pela esposa e a filha. “Como bom sertanejo, gosto de chegar cedo”, falou. Ele também confirmou para a equipe do CN que ficará com o gabinete onde o deputado José Nunes trabalhava, pois, eleito deputado federal, Zé agora vai para Brasília.
Zé Nunes é o único federal – Ex-prefeito de Euclides da Cunha, deputado estadual por diversos mandatos, hoje deputado federal diplomado, José Nunes é para o sertão, Zé Nunes, toma posse em fevereiro como deputado federal com o compromisso de defender a região do sisal como o único parlamentar em Brasília que têm domicílio eleitoral em um município do território do sisal, ou seja, Euclides da Cunha, aonde sua esposa, Fátima Nunes é a prefeita.
Izaque Júnior + Tom – Quem primeiro abraçou o prefeito de São Domingos, Izaque Júnior, foi o deputado eleito Mário Negromonte Júnior (PP), que recebeu uma “lembrancinha” de 835 votos dos amigos de Júnior prefeito. Este apoio foi fortalecido depois que Izaque Júnior tornou público seu apoio ao Governador Jaques Wagner (PT). Mesmo assim, o prefeito do Democrata não esqueceu no abandou seu colega de partido, Tom e lhe deu o titulo do mais votado. Eles se encontraram antes da solenidade e conversaram bastante, principalmente sobre a eleição da Câmara. Júnior disse a Tom que ele tinha o vereador Edroaldo Mota Dias (DEM), com candidato a presidente e a vereadora Givalda Vieira dos Santos Araújo, “Gigi”, também do DEM, se juntou com os vereadores da oposição e ganhou a eleição de 05 á 04.
Tom com a família I – Tom chegou ao salão do Auditório Yemanjá acompanhado da esposa Eméria Resedá, do filho Lucas e da filha Ana Maria. Ao CN ele afirmou que vai honrar os votos que recebeu principalmente o fato de ser o mais votado dentro do seu partido. Ele ficará no gabinete que hoje é ocupado pelo sogro, deputado Emério Resedá.
Tom com a família II – Na foto acima, o momento que o deputado Emério Resedá “correu” para o abraço. “Esse era o meu maior desejo. Você lembra que nos meus discursos durante a campanha de Tom eu pedia ao povo que me desse um presente pelos vintes anos de vida parlamentar e este presente era Tom deputado. E hoje eu estou recendo este presente”, falou Resedá a equipe do CN.
Tom com a família III – De “Rios” na festa de diplomação de Tom, só seu pai, o ex-prefeito Hamilton Rios. Ele inclusive se emocionou no momento que o filho foi convidado para receber o diploma e seus olhos encheram de lágrimas. Como os convites eram limitados, aos outras quatro pessoas da família que prestigiaram Tom foram dos “Passos”, ou seja, parentes pela parte de sua mãe, Ana Maria Passos de Araújo, que também estava lá.
Tom com a família IV – Segundo a doutrina da Igreja Católica, padrinho é o segundo pai. E Tom recebeu o diploma das mãos do Senador João Durval Carneiro (PDT), seu padrinho de batismo. Para o velho cacique da política baiana, em especial, do interior, foi muito bom sentir a alegria de vê seu afilhado iniciando no parlamento. Ao CN, o Senador João Durval, disse que sabia desta inclinação do afilhado pela vida pública, pois já demonstrava quando criança.
Prefeito Renato Souza – Mesmo com uma área reservada para os prefeitos, o prefeito Renato Souza (PP), fez questão de ficar na área do plenário destinado ao povão. Ao lado do motorista Ivan Rodrigues, Souza disse ao CN que foi a Salvador com exclusividade para participar do evento. No final, ele foi abraçar o deputado federal João Leão e na pauta, a indicação do deputado progressista Mário Negromonte para o Ministério das Cidades e algumas idéias de projetos para Coité. “Vai ser bom para Coité, Negromonte ministro”, disse Souza. Sobre Tom, ele externou a esperança, afirmando que tem futuro e vai crescer na política.
Roberto Carlos não vai cumprir a promessa – O deputado estadual Roberto Carlos (PDT), ao que tudo indica, não cumprirá a promessa feita em palanque na cidade de Cansanção, onde afirmou caso Riso, que disputava a eleição para prefeito, perdesse o pleito, ele renunciava seu mandato. Quem esteve no Centro de Convenções pode observar que era um dos mais entusiasmado com o diploma e já falava com os futuros colegas de parlamento sobre projetos para nova legislatura.
Neusa com novo visual – Quem estava acostumado com a deputada Neusa Cadore (PT), sempre com traje de parlamentar, ou seja, calça cumprida e blusa com manga, muitas vezes, manga cumprida, ficou surpresa com o novo visual da parlamentar: um bonito vestido que destacou no momento do desfile na “passarela” entre as mesas onde estavam as autoridades e a platéia. Com se diz no sertão, a principal base de Neusa Cadore, que nos perdoe as outras deputadas e sem “desmerecer ninguém”, “mas Neusa era a mais bonita de todas”.
Defonso calado – O prefeito de Pé de Serra, Hildelfonso Vitório dos Santos (PMDB) não quis responder a pergunta do CN sobre o futuro dos vereadores da oposição que votaram no seu candidato a Presidência da Câmara, Edgar Carneiro Miranda (PP). Carneiro foi eleito presidente do legislativo para o biênio 2011/12 com os vereadores Agenário Carneiro (DEM), vice-presidente, Esmeraldo dos Santos (PRB), primeiro secretário e Aloísio de Oliveira Rios (DEM), segundo secretário. Dos vereadores da bancada do prefeito, votou apenas o vereador Carlos Geovane Rios de Araújo (PP). Eles derrotaram o velho Arnor José dos Santos (PMDB), partido do prefeito. Ao CN, Edgar garantiu que o acerto foi somente para a eleição da câmara e em 2012 cada um toma seu rumo. Defonso ficou calado sobre este “futuro”.
Daniel Almeida – Respeitado parlamentar baiano, Daniel Almeida (PCdoB), foi bastante aplaudido quando recebeu o diploma. Ao CN, ele disse que luta é para melhorar cada vez mais a qualidade de vida do povo brasileiro, em especial, os baianos.
Ausentes – Os deputados federais Fábio Souto (DEM), filho do ex-governador e candidato derrotado pelo Democrata na eleição de outubro, não compareceu ao evento. Da mesma forma, o presidente do PMDB, deputado federal Lúcio Vieira Lima, irmão do candidato, também derrotado, Geddel Vieira Lima. Uma coincidência, os candidatos mais próximos dos deputados derrotados em outubro não foram ao ato de diplomação. Eles podem pegar seus diplomas na sede do TRE.
Por: Valdemí de Assis