Os eleitores de Assis e Alex parece não se cansarem de tanta comemoração pela vitória das eleições em Conceição do Coité. Fosse no futebol seria um tabu de 40 anos que a oposição estria quebrando no município, cuja hegemonia teve inicio em 1972 com o surgimento de Hamilton Rios na política local.
O que pode ser visto nas ruas da cidade desde o início da tarde de domingo, 7, mesmo antes do fechamento das urnas é uma grande massa eufórica pela vitória do PT que se incumbiu de duelar contra o grupo dos vermelhos de Hamilton Rios. Antes do PT quem sempre travou a batalha foi o grupo dos Azuis, mas perdeu a força da tradição a partir de 2000 quando seu líder maior Misael Ferreira aceitou proposta e migrou para o grupo de HR.
Mesmo com a saída de Misael aqueles que têm a tradição azul continuo sendo oposição e nas ultimas eleições marcaram juntos com o PT e aquelas pessoas vistas com camisa da estrela com o 13 na cor azul praticamente são dissidentes do histórico grupo que teve ainda defende suas cores o saudoso Iêdo Cirino.
“A junção de forças do PT e Azul resultou nesse grito de liberdade” disse o militante Wilson Lima. A comemoração parece não ter fim e permanece nas ruas a praças do centro da cidade, bairros e povoados. A euforia foi parar na Praça dos taxis onde levaram carne e bebida para comemorar.
O paredão está fazenda a festa pode inclusive está prejudicando o comercio, mas como disse um comerciante de pré nome Carlos que preferiu não abrir a loja nesta segunda. “Não vou vender nada hoje, o pessoal que votou no candidato que perdeu não saiu nas ruas e as que venceram só querem comemorar”, disse o empresário.
Esta programada para logo mais a noite uma grande carreata pelas ruas da cidade e em seguida irá até o distrito de Salgadália, 17 km da sede para agradecer os votos que ajudaram bastante na vitória de Assis, ou seja, dos 3.075 recebidos de frente, quase que metade foram contabilizados das urnas daquele distrito.
Raimundo Mascarenhas