A eleição para escolha da nova diretoria da União dos Municípios da Bahia (UPB) deverá acontecer no inicio do próximo ano e os prefeitos, em especial os reeleitos ou aqueles que retornaram ao poder após ficarem afastados por alguns anos, já estão se movimentando na formação da chapa e dos principais nomes que surgiram durante o evento que reuniu prefeitos eleitos e reeleitos no último final de semana em Camaçari, a prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria Mendes de Jesus (PSB) e Orlando Santiago (PSD) eleito em 7 de outubro para voltar a governar Santo Estevão, se comportaram como candidatos. Além do presidente, serão eleitos o vice-presidente institucional, primeiro secretário, segundo secretário, primeiro tesoureiro e segundo tesoureiro. O Conselho Fiscal é formado por cinco nomes e mais seus respectivos suplentes.
UPB poderá ter a primeira mulher presidente
Prefeita do município de Cardeal da Silva, com 8.889 habitantes, segundo o último senso do IBGE, Maria Quitéria Mendes de Jesus (PSB), poderá ser a primeira mulher a dirigir a União dos Municípios da Bahia, caso seja escolhida pelos colegas na eleição. Quitéria se comportou durante os três dias do evento como candidata, mas ao falar para o CN, disse que não será uma imposição e vai trabalhar pela unidade e garantiu que vai conversar com os colegas que também pleiteiam encabeçar a chapa para que se juntem e faça apenas uma, pois entende que eles querem ser presidente é porque quer o bem da entidade e defesa do municipalismo.
Quitéria é atual vice-presidente da UPB e conta com o apoio do titular Luís Caetano nesta impetrada. “Estou preparada para a missão e vamos viajar por todo estado buscando formar uma chapa única e como união de forças na defesa dos municípios”, concluiu. Quitéria, que tem como vice-prefeito Tiago de Carvalho (PRP), natural da cidade de Conceição do Coité, venceu a eleição com 53,70% dos votos válidos e derrotou a médica Mariane Mercuri de Santana Almeida Oliveira (PDT).
Orlando Santiago quer voltar a presidir a Casa do Municipalismo
Também se comportou como candidato, o prefeito eleito de Santo Estevam, Orlando Santiago (PSD) que externou seu desejo na noite de sexta-feira (09), quando da chegada do vice-governador e secretário de infraestrutura Otto Alencar, presidente estadual da legenda ao evento que reuniu os prefeitos eleitos e reeleitos em 07 de outubro. Santiago foi presidente da UPB no período de 2007/2008, prestes a assumir o governo de seu município pela quinta vez, Santiago é muito querido entre seus pares, que elogiam sua passagem anterior pela UPB, quando construiu o auditório da sede do CAB, e ainda tem o apoio explícito do correligionário vice-governador Otto Alencar, cuja manifestação foi visível na noite de sexta-feira, primeiro dia do evento.
No final do mandato ele apoiou o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Roberto Maia (PMDB) derrotando pelo o atual presidente Luiz Caetano (PT). Orlando Santiago também trabalha com a hipótese de ser candidato único à presidência da entidade e garante que, dos presidentes que passaram por lá só não terá o apoio do atual, Luiz Caetano (PT), que articula o nome de Maria Quitéria. Segundo ele, já conta com o apoio dos prefeitos eleitos de Utinga, Alberto Muniz (PSD), de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM) e do prefeito de Bom Jesus da Lapa, Roberto Maia (PMDB). Este ultimo não poderá votar, pois conclui seu mandato em 31 de dezembro.
Por: Valdemí de Assis/ Fotos: Raimundo Mascarenhas