Um incêndio destruiu totalmente a área interna agência do Banco do Brasil, localizada na Praça Alexandre Carneiro de Figueiredo, centro da cidade de Riachão do Jacuípe, nas primeiras horas desta quinta-feira (15). A polícia militar foi informada por volta das 05hs que havia focos de fumaças saindo da sede da agência e ao chegar no local constatou a veracidade da informação, acionou os funcionários que chegaram ao local com as chaves do estabelecimento bancário e diante da fumaça não conseguiram mais acesso.
Segundo informações da PM, por volta das 03hs a central de segurança do Banco do Brasil em São Paulo informou que o alarme da agência havia disparado e uma guarnição compareceu a agência verificando que tudo estava aparentemente calmo e não havia indicio de incêndio. “Ás 05hs, por meio do telefone, populares informaram o que estava acorrendo e viemos aqui, verificando o fato”, contou o comandante da guarnição.
Por volta das 05h30, o Corpo de Bombeiros de Feira de Santana, situada a 78 km de Riachão do Jacuípe, foi acionado, chegando à cidade por volta das 07h10, se deparando com o problema da falta d’água, ficando por mais de quarenta minutos aguardando chegar um carro-pipa e um preposto da COELBA para efetuar o corte de energia.Por volta das 09h o fogo foi controlado totalmente e o que restou foi destruição total de todos os equipamentos do interior da agencia.
Agência já foi palco de outros episódios – Instalado em 1969, a agência do Banco do Brasil de Riachão do Jacuípe já foi palco de vários episódios, a exemplo de dois assaltos com vítimas fatais, sendo o primeiro a cerca de trinta anos, onde vitimou um agricultou que foi atingido com um disparo dentro da agência e faleceu no interior de uma panificadora que funcionava ao lado. No segundo assalto, a cerca de dez anos, outro assalto que resultou na morte de um sargento, um policial e dois PMS feridos. “Aqui já houve várias tentativas de assalto, arrombamentos à noite e também investidas com chupa cabra”, contou um PM da reserva que assistia aos trabalhos dos colegas bombeiros.
O comerciante Vitório Carneiro lembrou que o Banco de Brasil de Riachão do Jacuípe tem uma importância histórica, pois funcionava logo que foi instalada como “agência polo”, atendendo a toda região, pois não existia outra opção, justificando o movimento. “Nos anos 70 a agência de Riachão foi considerada como agência modelo e já chegou a trabalhar com 75 funcionários”, contou “Seu” Vitório.
A agência do Banco do Brasil de Riachão do Jacuípe é a terceira na região nordeste do estado da Bahia a ser destruída pelo fogo. O primeiro incêndio aconteceu a mais de duas décadas na cidade de Monte Santo e mais recentemente, no dia 05 de setembro deste ano, após uma tentativa frustrada de arrombamento, ladroes atearam fogo na agência do Banco do Brasil na cidade de Santa Bárbara.
Por: Valdemí de Assis / fotos e imagem: Raimundo Mascarenhas