Faltando menos de trinta dias para o término do mandato, o prefeito de Retirolândia, José Albérico Silva Moreira, Bequinho (PMDB) , em visita ao CN, destacou os avanços da gestão, em especial, na área da ação social, beneficiando diretamente as pessoas que mais necessitam das ações do governo.
Ele lembrou que encontrou esta área ao assumir o governo em 2009, com grandes problemas, desde a falta de equipamentos para prestar um serviço de qualidade, tendo que adquirir computadores, impressora, ventiladores, mesas, cadeiras, bebedouro e até aparelho de telefone. “Falando isto dar para se ter uma ideia do quadro que encontramos neste setor”, falou o prefeito.
Ele disse também que deixa a Secretaria Ação Social estruturada para não haver interrupção dos atendimentos e diferentemente da realidade encontrada, irá entregar uma moto, um Fiat Uno e uma Kombi que foram comprados com recursos do Índice de Gestão Descentralizada (IGD) e que vão continuar servindo a comunidade.
Além dos veículos, o prefeito lembrou que foram implantados nos quatro anos de mandato os programas “Nossa Sopa”, onde estão cadastradas 600 família. “Este programa é muito importante, pois significa um alento novo na vida de muitas famílias, proporcionando alegria e satisfação, tanto para as crianças como para os adultos que recebem este reforço alimentar”, externou o prefeito.
Ainda sobre o programa Nossa Sopa, Bequinho disse o mesmo tem como objetivo combater a fome e a desnutrição da população carente, garantindo a fabricação e distribuição de um alimento nutritivo, de qualidade e que a Prefeitura era parceira da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza (SEDES), Empresa Baiana de Alimentos (EBAL) e das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA). “Outro programa que desenvolvemos ao longo do mandato foi o “Leite Fome Zero”, cujo objetivo é diminuir a vulnerabilidade e insegurança alimentar de crianças e adultos pertencentes à família com renda ainda percápta de até meio salário mínimo e também fortalecer a cadeia produtiva do leite por meio da geração de renda. Neste programa estão cadastradas 300 famílias e são distribuídos semanalmente 1.500 litros”, falou o prefeito.
Por último, Bequinho lembrou o “Viver Melhor”, um programa de apoio social voltado para o atendimento das famílias carentes, sejam naturais, idosos, portadores de necessidades especiais. “As pessoas são cadastradas no setor da Secretaria de Assistência Social sendo avaliada pela Assistente Social e atestado pelo Presidente Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS)”, lembrou o chefe do executivo. O Viver Melhor é um programa municipal.
O prefeito finalizou parabenizando toda equipe que trabalhou nesta área que resultou neste avanço.
Questionado sobre alguma experiência na ação social que recomendaria aos próximos gestores, Bequinho destacou a realização CRAS volante que, contando com os profissionais que atendem as famílias do Bolsa Família, levou os até as comunidades atendimentos de psicóloga, nutricionista, assistente social, beneficiando assim um número muito grande de pessoas e grupos de idosos e crianças. Também foram realizados cursos para incentivo de geração de renda. “A equipe da Ação Social também realizou este ano uma viagem com o grupo de idosos a Caldas do Jorro e foi um sucesso”, concluiu.