Foi no exercício de seus mandatos como parlamentar que Ivo, através de projetos e indicações de sua autoria, conseguiu diversos benefícios para a APAEB, destacando-se a aquisição dos terrenos para a construção do Escritório Central da APAEB, da Batedeira Comunitária, da Casa da Cultura e da Indústria de Tapetes e Carpetes da APAEB, além da Estação de Tratamento de água instalada na fábrica da Associação e a luta junto ao Governo Federal para a implantação do Preço Mínimo do Sisal.
Vereador constituinte de Valente, Ivo Ferreira foi eleito quatro vezes vereador, tendo sido ainda o vereador mais votado no pleito de 1996.
Ivo é irmão do prefeito eleito de Valente, Ismael Ferreira e já não disputou a eleição de 2012, mas, assumiu em setembro a vaga aberta no Poder Legislativo Municipal pelo ex-vereador do mesmo partido, Agnaldo Oliveira Silva, que foi eleito prefeito de Valente em eleição indireta.
Em 2012 o vereador apresentou na Câmara de Vereadores indicações e projetos de interesse da população valentense, destacando-se:
Projeto de Lei que prevê o fim do voto secreto na Câmara de Vereadores.
Projeto de Lei Anti-baixaria, que proíbe a prefeitura contratar grupos musicais cujas letras das músicas ofendam e denigram a imagem da mulher.
Indicação para desapropriação e revitalização da área correspondente ao Caldeirão do Boi Valente, que originou o nome da cidade, com a instalação do Parque do Marco Zero.
Indicação para a construção de uma cisterna com capacidade de armazenamento de 1.000.000 (um milhão) de litros para aproveitar a água da chuva por meio de bicas instaladas no telhado do Centro de Abastecimento da cidade.
O vereador também apresentou no mês de novembro, uma indicação ao executivo propondo a criação da Secretaria de Planejamento Urbano, o que possibilitará a correção de um problema de décadas: o crescimento desordenado da área urbana do município.
Com esses projetos e indicações, e com a eleição do irmão Ismael Ferreira, eleito prefeito de Valente em outubro último, o vereador Ivo acredita estar encerrando a sua carreira política com chave de ouro.
Indagado se não indicaria um de seus filhos para concorrer a uma vaga de vereador em 2016, Ivo afirmou que tentou convencê-los a apresentarem um nome já para esta última eleição (2012), mas, que não obtive êxito, no entanto, assegurou que continuará insistindo para que um deles dispute sim uma vaga na Câmara nas próximas eleições, para que continue a sua luta por uma melhor qualidade de vida para o povo de Valente.
Com informações Assessoria Parlamentar