Josevaldo da Silva, mais conhecido como Nim, maestro da Orquestra Santo Antonio de Música, da Associação do Alto da Colina, de Coité, está em Jaraguá do Sul-SC, participando do Femusc – Festival de Música de Santa Catarina, que iniciou dia 20 de janeiro e termina dia 02 de fevereiro.
A oportunidade de ir a este evento veio através da seleção do projeto do maestro no programa Rumos, Educação, Cultura e Arte, do Itaú Cultural.
Depois de participar do Caldeirão do Huck, no qual venceu o prêmio do ‘Agora ou Nunca’, ter o projeto contemplado pelo Criança Esperança, e a aprovação em editais de cultura, aparecer em reportagens de grandes emissoras, Josevaldo representa Coité num evento muscial de grande porte, orgulhando os coiteenses com seu talento e pelo seu empenho ao coordenar um projeto de caráter social.
Nim, concedeu entrevista para o jornal A Tarde que destacou a manchete na página Cultura +2: “Músico de Conceição do Coité participa de Festival em Santa Catarina”, veiculada nesta segunda, 28. O Jornal SC, também o entrevistou contando um resumo da historia da sua carreira de músico e enfatizando o trabalho social do projeto Santo Antonio. Já o telejornal Meio Dia da Tv RIC, afiliada da Record, exibiu uma matéria na qual revela como ele aprendeu a tocar violino. Veja a reportagem na íntegra.
Nim viajou com André Alves dos Santos, de 15 anos, que toca violoncelo na Orquestra. O jovem realizou 1º Recital de Violoncelo e Convidados na cidade de Conceição do Coité, no último dia 18, para arrecadar fundos, justamente com o objetivo de custear despesas da viagem.
Em contato com a redação CN, o maestro disse que ele e André estão participando de oficinas, ensaios e concertos, ambos na condição de aluno. Nim ainda lembrou de Dona Maria, enaltecendo o seu trabalho e dedicação: “Enquanto estou fora de Coité, as atividades no projeto Santo Antônio não param. Dona Maria Valdete, a criadora do projeto está segurando a ‘peteca’. Ela tem o dom para cuidar das crianças, faz este trabalho voluntário há mais de décadas. Eu digo, se não fosse ela o projeto não teria todo esse sucesso!” ressaltou.
Josevaldo e André retornam para Coité na segunda-feira,dia 04.
Teones Araújo/Da Redação CN