Na manhã desta terça-feira, 5, diretores do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Conceição do Coité (SINTRAF) reuniram-se com técnicos do Movimento de Organização Comunitária (MOC). Na pauta da reunião a apresentação do Projeto “Mais Água: Captação de água da chuva para produção no semiarido baiano”, que é desenvolvido pelo MOC, uma das entidades selecionadas pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (SEDES) através do edital n.º 003/2012.
Durante reunião os técnicos explicaram a metodologia do projeto e os critérios de seleção das localidades e das famílias que serão beneficiadas. O projeto prevê a construção de sete tipos de estruturas hídricas para captação e armazenamento de água de chuva em 135 municípios do semiárido baiano, a exemplo do barreiro familiar, barreiro comunitário, cisternas de enxurrada, bomba popular, tanque de pedra, barragem subterrânea e limpezas de aguadas.
No total, serão 15.655 estruturas hídricas, que beneficiarão 21.235 famílias em situação de insegurança hídrica e insegurança alimentar e nutricional. “É um projeto que, através destas tecnologias, garante uma boa convivência com o semiárido e conseqüentemente a soberania e segurança alimentas dessas famílias”, avalia Mateus Lima, engenheiro agrônomo do MOC.
Em Conceição do Coité serão beneficiadas 158 famílias com as tecnologias sociais em diversas comunidades sendo 77 cisternas de produção, 66 barreiros familiares, 06 barreiros comunitários, 08 limpezas de aguadas e 01 barragem subterrânea.
Por Gilcimar Pereira – Ascom SINTRAF