O Ministério da Integração nacional investiga supostas irregularidades que estão acontecendo em cinco dos 14 lotes das obras da transposição do Rio São Francisco. Os problemas correspondem a trechos da construção nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Todas as investigações gerarão um relatório cada que serão encaminhados ao Tribunal de Contas da União. Um deles já está pronto.
As investigações avaliam problemas como erros na medição das obras, com tamanhos que não correspondem aos valores previstos no projeto. Estas medições equivocadas fazem referência aos períodos contratados entre março e dezembro de 2010. De acordo com o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, afirma que haverá investigação severa das denúncias.
“O governo recebe essa denúncia como todas as que chegam, ou seja, com uma preocupação de um processo rápido de investigação. O presidente Lula já dizia que a única hipótese de alguém não ser julgado, de não ser investigado no nosso governo, é não cometer erros. A presidenta Dilma não só deu sequencia como aprofundou ainda essa linha de transparência, de investigar tudo isso”, afirmou o ministro.
A transposição do São Francisco é uma obra que está sendo levada adiante a um orçamento de R$ 6,8 bilhões. Após concluída, deverá levar água a 12 milhões de pessoas no Nordeste do país. Ao todo, os 14 lotes estão divididos entre consórcios de obras e o Exército.
Fonte: Bocão News