A Bahia Robotics Team (BRT) – grupo do Núcleo de Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais (Acso) da UNEB – vai disputar, pela sexta vez, a RoboCup, copa do mundo de futebol de robôs.
Organizada pela RoboCup Federation, a competição, que este ano acontece de 24 de junho a 1º de julho, em Eindhoven (Holanda), é a principal disputa mundial da categoria, e tem como objetivo promover o crescimento e o desenvolvimento das áreas de robótica e inteligência artificial.
A equipe Bahia3D, iniciativa do grupo BRT da universidade, foi a única do Nordeste a conquistar vaga na competição, em seleção que contou com apresentação de programas binários e artigos científicos, realizada entre janeiro e fevereiro deste ano.
No Brasil, apenas o time baiano e o ITAndroids, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica de São Paulo (ITA-SP) conquistaram a classificação.
“Para nós é muito importante poder participar de mais uma edição da RoboCup porque conseguimos dar sequência a este trabalho, que foi iniciado em 2006, e conseguimos colocar a UNEB em uma condição de destaque no Brasil na área de pesquisas científicas sobre robótica”, ressalta o professor Marco Simões, líder da excursão.
Formada pelos estudantes do curso de sistemas de informação ofertado pelo Campus I da universidade, em Salvador, Ayran Cruz, Emmanuel Argolo, Murilo Reis, Alan Santos e Lorena Pereira, orientados pelos professores Marco Simões e Diego Frias, a equipe garantiu vaga no mundial na modalidade futebol de robôs simulados 3D.
Forte concorrente – Além da equipe baiana, outros 24 times – de países como Estados Unidos, Alemanha, Japão, Irã, China, Reino Unido, Portugal, Austrália, Paquistão e França – vão participar da categoria no mundial. O evento deve reunir mais de quatro mil pesquisadores.
“Em competições como essa podemos promover debates formais e informais com pesquisadores e estudantes dos grandes centros científicos do mundo. Durante as atividades podemos também fazer comparações práticas entre o trabalho que realizamos aqui e o que o restante do mundo está produzindo”, destaca Marco, que é também líder da linha de pesquisa em robótica inteligente do Acso.
Em 2009, a BRT conquistou a terceira posição na categoria realidade mista da RoboCup, melhor marca já conquistada por um time brasileiro em toda história da competição, que é realizada desde 1997.
A equipe de robótica da UNEB reúne outras conquistas importantes, a exemplo do primeiro lugar na RoboCup Japan Open 2010 e na RoboCup Brazil Open 2007, da segunda colocação no RoboCup Iran Open 2010, do terceiro lugar na RoboCup Áustria 2009 e do quarto lugar no RoboCup Cingapura 2010, além das vitórias na Latin American Robotics Competition (Larc).
O Núcleo de Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais conta com o apoio da Reitoria da UNEB e do Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET) do Campus I.
RoboCup 2014 – No próximo ano, o Brasil sediará a RoboCup 2014. A edição será realizada em João Pessoa, na Paraíba, e vai contar com a participação de pesquisadores da UNEB em sua organização.
“Esse é um ótimo momento para divulgarmos o potencial nacional para a pesquisa científica nesta área, por conta da atenção que esta próxima edição trará para o país, junto à Copa do Mundo da Fifa. E a UNEB foi escolhida para participar da organização do evento, esse é o reconhecimento dos resultados que já conquistamos”, explica o docente.
A RoboCup 2014 terá supervisão de 60 pesquisadores da Sociedade Brasileira de Automática (SBA) e da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e conta com uma parceria entre professores de robótica de diversas universidades brasileiras.
O evento é apoiado pelo Ministério do Esporte, pelo Governo do Estado da Paraíba, pela prefeitura de João Pessoa e pelo instituto Convention Bureau.
Fonte: Portal Uneb