O vice-prefeito de Conceição do Coité Alex Lopes (PMDB), conhecido por Alex da Piatã acompanhado por uma comitiva esteve no domingo (24), visitando familiares de Daniel Alves, jogador do Barcelona e da seleção brasileira. Os coiteenses foram recebidos por Disney Alves da Silva, irmão mais velho de Daniel, que também jogou futebol profissional na posição de zagueiro, mas teve de encerrar a carreira por motivo de serias lesões. Ney atualmente dirige e é o vocalista da banda ‘Forró na Hora’.
A chácara Rio Claro, á 09 km da cidade de Juazeiro, região do Distrito de Mandacaru, pertencente a Daniel Alves, está em um local bastante privilegiado, pois é banhado pelo Rio São Francisco, ou seja, 600 metros de margens.
Quem visita a propriedade visualiza uma casa modelo bem parecida com as construídas na Europa e será utilizado pelo maior craque do futebol mundial nos últimos quatro anos, o argentino Leonel Messi companheiro de Daniel Alves no Barcelona e seleção argentina. Segundo Ney Alves, como é conhecido o irmão do jogador, o convite ao craque já foi feito, agora é só esperar as férias para a cidade de Juazeiro o recepcionar.
A comitiva, durante o almoçou com os pais do craque, Domingos Alves da Silva e Lúcia Alves, teve a oportunidade de conhecer um pouco da trajetória do jogador que segundo o pai, que é produtor de melão e criador de caprinos, conheceu de perto o sofrimento do sertanejo enquanto residia com a esposa e cinco filhos, sendo três do sexo masculino e dois feminino, na comunidade de Salitre, localizados na região sub-média da bacia do Rio São Francisco, a aproximadamente 20 km do centro de Juazeiro. “Na época, a situação por lá era muito difícil e nós passamos por muitas dificuldades”, lembrou “Seu” Domingos.
“Eu vi que os meninos poderiam progredir no futebol e vim para Juazeiro onde logo cedo começaram a carreira”, contou o patriarca da família e na sequência da conversa se emocionou ao falar da transferência de Daniel Alves para o Bahia e da sua alegria com a transferência para o Servilha e depois Barcelona da Espanha, e também pelas convocações para seleção brasileira. Ao resumir a história do filho, Domingos Alves contou que ele foi revelado nas categorias de base do Bahia, onde conquistou o título baiano de 2002, acabou despertando a atenção dos olheiros do Servilha após participar da campanha do título do Brasil no Mundial sub-20. Na seleção brasileira adulta, foi chamado pela primeira vez por Dunga em 2006 e brilhou na final da Copa América de 2007, na decisão contra a Argentina.
O irmão de Daniel, Ney Alves aproveitou também para falar de sua banda formada há quatro anos e que acredita que em breve estará sendo um dos grandes destaques na Bahia e todo Norte Nordeste. A banda tinha um show agendando para Conceição do Coité, mas por motivos de força maior foi cancelada. Durante a apresentação seria realizado um sorteio de uma camisa autografada e um par de chuteiras de Messi. “ Eu tenho um grande sonho tocar em Coité e na região do sisal e gostaria de contar com o apoio de vocês para que esse projeto seja realizado”, pediu o ex-jogador e agora vocalista.
Antes de deixar a Chácara, por volta das 15h45, o pai do jogador e o irmão Ney, fizeram questão de posar ao lado do vice-prefeito de Conceição do Coté, Alex Lopes, dos empresários Niel, do ramo de imobiliária, Robério, comércio calçadista e dos comerciários Leo e Jonh. Também acompanhado pelos membros da família Alves seguiu para o estádio Adauto Morais, para assistirem ao jogo entre Juazeiro e Vitória, cujo resultado foi favorável ao Rubro Negro baiano por 1 a 0, gol de Marcelo Nicácio.
Alex Lopes, torcedor e sócio do Vitória sofreu com a pressão do time da carranca pressionando o Leão, mas respirou aliviado depois de vários bombardeios, bolas na trave do goleiro Deola. “O Juazeiro jogou muito principalmente no segundo tempo não merecia perder”, comentou Lopes. Ao final do jogo Alex cumprimentou jogadores, dirigentes e torcedores do Juazeiro e desejou muita sorte para a alviverde.
Política na pauta das conversas – O vice-prefeito Alex Lopes aproveitou o restante do dia e conversou com pessoas naturais de Conceição do Coité que residem na cidade de Juazeiro, a exemplo Clor da Verdura, que é natural do Distrito de Juazeirinho e disse que havia transferido o titulo eleitoral, porém não se conteve e no dia 07 de outubro foi para Conceição do Coité viver as emoções eleitorais, pois acreditava na vitória da oposição.Lopes também conversou demoradamente com o secretário de Esporte da Prefeitura de Juazeiro, Gilberto Pacheco, como o suplente de vereador Gledson Costa Neves (PV), que na eleição de outubro obteve 1.233 votos e com o ex-deputado federal, atual presidente estadual do PV e vice-presidente nacional, Edson Duarte.
Por: Valdemí de Assis * fotos Raimundo Mascarenhas