A ativista Maria da Penha participa de uma palestra em Serrinha. O evento acontece na segunda-feira (29), a partir das 19h, na Associação Atlética do Banco do Brasil. Os últimos detalhes do evento foram acertados na semana passada em uma visita de Alex da Saúde à ativista na cidade de Fortaleza/CE. Segundo ele, o acesso é gratuito.
Para se inscrever é preciso acessar o site da prefeitura municipal ou se dirigir até a secretaria de Desenvolvimento Social até a quinta-feira (25). É preciso levar um quilo de alimento não perecível para efetivar a inscrição. Os alimentos serão entregues para famílias que sofrem em conseqüência da seca que atinge o estado, além de instituições filantrópicas.
As medidas de proteção específicas para mulheres vítimas de violência doméstica foram criadas pela Lei Maria da Penha, que está em vigor há quase sete anos. Considerada um avanço nos direitos das mulheres, a lei tornou mais difícil a vida dos autores dessas agressões.
A farmacêutica bioquímica Maria da Penha Maia Fernandes deu nome à lei. A violência contra ela ocorreu em maio de 1983 e foram 23 anos até a criação da lei específica. Ela foi baleada pelo ex-marido. Ele foi condenado e passou dois anos preso. Ao recomeçar a vida, Maria decidiu escrever um livro e lutar contra a impunidade para os agressores.
Fonte: Portal Clériston Silva