A manhã de terça-feira, 23, data que marca os festejos de Emancipação Política e Administrativa de Teofilandia foi bastante concorrida. Feriado municipal pelos 51 anos de sua maior conquista, a equipe de governo de Adriano Araújo (PT) montou uma programação simples, mas garante que ao final vai agradar a todos.
Primeiro ato do dia foi servir um café da manhã seguido de entrevista coletiva do prefeito para dezenas de jornalistas da região sisaleira na Pousada NK, no Núcleo Habitacional MFB, cuja pauta foi a apresentação do balanço dos 120 dias de governo.
Se colocando como profissional de imprensa, já que revelou ser radialista, esteve muito a vontade para responder as perguntas e reconheceu a importância da presença da imprensa que irá reproduzir tudo que ele pretende informar aos seus munícipes, tanto os que estão residindo na cidade, quanto aqueles que estão distantes.
Uma boa estrutura foi montada e na sala somente a imprensa, secretariado, vice-prefeita e prefeito que no espaço de cerca de uma hora de duração, fez uma avaliação desses primeiros meses frente à prefeitura como a grande maioria dos gestores, falou das dificuldades que estão enfrentando, principalmente pelas constantes quedas de receita e muito mais que isso a situação da seca que é considerada a maior dos últimos 60 anos.
O prefeito contou também outro ponto questionado pela grande maioria, e que em Teofilândia não é diferente, é ter herdado sérios problemas das administrações passadas e que nestes primeiros meses tem trabalhado bastante com o objetivo principal de fazer os devidos ajustes para tornar o município adimplente, que só assim é possível fazer acontecer o que foi prometido na campanha para melhor a vida da população.
Segundo o chefe do executivo o grande problema enfrentado foi a falta de informação.”A gente não teve uma transição de fato, porque o grupo que administrava a cidade não cumpriu os prazos e as informações vieram aos poucos e com baixo conteúdo informativo, as últimas informações recebemos neste mês de abril”, relata Adriano.
Mas apesar de ter encontrado problemas graves em praticamente todos os setores públicos, ele disse que com trabalho e dedicação é possível superar, e isto é o que bem vem fazendo junto a sua equipe. “Vamos inaugurar um novo tempo em Teofilândia” garantiu o gestor.
Missa Solene
Depois da entrevista coletiva, a imprensa foi convidada a participar de uma missa solene na Igreja Matriz de Santo Antônio. Centenas de fiéis acompanharam o ato religioso celebrado pelo padre Ângelo. No momento das oferendas o ex- prefeito Jackson Moura, a vice prefeita Ivana Meury (sua esposa), e outras autoridades entregaram objetos e presentes ao pároco para homenagear o município. O prefeito Adriano conduziu até o altar a bandeira do município.
O vigário falou muito pouco da política local, mas segundo ele na Itália seu país de origem, a população costuma ter certa tolerância com os gestores que acabam de ser empossados, quando questionou se o gestor atual de Teofilândia já estava sendo criticado. Ainda segundo o religioso, o prefeito precisa se equilibrar e a partir daí poderá ser cobrado.
Ao final da missa um caloroso ‘parabéns pra você’ foi cantado pelos 51 anos de emancipação de Teofilândia.
Hasteamento das bandeiras
A última atividade da manhã aconteceu em frente a Prefeitura Municipal, contando com boa parte dos participantes da Missa, já que a igreja fica em frente, o prefeito, a vice e um atleta Geovane do I Simulado de Triathlon, foram convocados para o hasteamento das bandeiras. Adriano ficou com a incumbência de “levantar” a bandeira de Teofilândia, o atleta a bandeira brasileira e a vice-prefeita Ivana a bandeira da Bahia.
Em seguida todos cantaram o hino de Teofilândia e foi encerrada a primeira parte dos festejos. Estava previsto ainda pela manhã nem frente a Prefeitura também a apresentação de uma fanfarra, mas por motivo de força maior não aconteceu e ficou agendado para ás 18h30, quando será aberta as atividades culturais, cujo ponto alto será a exibição em praça pública do filme “Gonzaga, de pai para filho”, tendo em seguida o ator que interpreta Luiz Gonzaga no palco de Teofilândia, o ator Chambinho a partir das 20h.
Texto e fotos: Raimundo Mascarenhas