O prefeito municipal de Conceição do Coité, Francisco de Assis (PT), participou na manhã de segunda-feira (12), em Salvador, do lançamento do Plano Safra Semiárido, específico para o estado, e recebeu do Governo Federal uma máquina pá-carregadeira. O evento aconteceu às 9h no Parque de Exposições. Ao lado de Cesar Borges ministro dos Transportes, Assis comemora mais uma conquista que irá contribuir para desenvolver em tempo muito mais rápido, ações de infraestrutura do município.
“A máquina pá-carregadeira, conhecida na região como enchedeira,vai se somar à motoniveladora (patrol), a retroescavadeira e em breve iremos receber um carro-pipa e duas caçambas, melhorando significativamente a frota do município ”,explicou o prefeito Assis.
Esta máquina é parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), uma das ações estruturantes do governo. A estratégia visa fortalecer as obras de infraestrutura hídrica, como o desassoreamento de barreiros e a recuperação e abertura de novas estradas vicinais – as vias que os agricultores familiares usam para comercializar na cidade os produtos cultivados no campo.
Plano Safra – Lançado em julho deste ano, o Plano Safra Semiárido reserva R$ 7 bilhões do Plano Safra da Agricultura Familiar 2013/2014 para impulsionar a produção de culturas alimentares adaptadas à realidade da região, além de promover reservas estratégicas de alimentos e água, para produtores familiares e médios.
Os recursos disponibilizados pelo Plano são contratados por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Governo Federal. A linha de crédito oferece taxas de juros diferenciadas para o Semiárido. Para as operações de custeio, os juros são de 1% a 3%, ao ano – nas demais regiões, os juros variam entre 1,5% a 3,5%. Já os contratos de investimento, são tabelados com juros de 1% a 1,5%, ao ano – as taxas para o resto do País ficam entre 1% e 2%. As condições especiais incentivam a produção de culturas alimentares adaptadas à realidade do Semiárido e as reservas estratégicas de alimentos para consumo animal e água para produção.
“A Bahia é o estado que tem o maior número de agricultores familiares da região Nordeste. É um estado muito importante para o Plano Safra do Semiárido. Anunciamos as principais medidas do Plano Safra da Agricultura Familiar e do Plano Safra Semiárido com recorte para a Bahia, como as diferentes linhas de crédito, da política de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e assinamos um convênio com o estado para garantir uma Ater mais qualificada e que vai ser decisiva na ação das nossas políticas públicas, além de dar um recorte para as especificidades do estado da Bahia”, explica o secretário da Agricultura Familiar, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Valter Bianchini.
Redação/CalilaNoticias