Um medicamento que funciona como uma espécie de alarme para que médicos acompanhem pacientes com doenças crônicas foi desenvolvida pela companhia de saúde digital Proteus, na Califórnia.
O objetivo é auxiliar no tratamento de doentes que precisam tomar remédios regularmente. ‘Seres humanos não são robôs e, quando têm de tomar remédios ou fazer outras coisas que requerem muita rotina, sempre acham difícil’, disse Andrew Thomson, diretor da companhia. De acordo com a Proteus, os comprimidos terão um sensor eletrônico embutido que envia uma mensagem assim que o medicamento chega ao estômago.
A mensagem é enviada a um adesivo colado ao braço do paciente que segue em forma de alerta para um celular, tablet ou PC.
O diretor informou que o efeito é possível graças a um princípio da química que diz que dois metais diferentes conectados a uma solução iônica (como a batata) fazem uma descarga elétrica.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 50% das pessoas não tomam medicamentos de forma correta, e 50% dos remédios não são prescritos ou vendidos adequadamente. Segundo a empresa que desenvolve o remédio “inteligente”, a tecnologia está em testes na Grã-Bretanha na rede de farmácias Lloyds.
Com informações da BBC*