Consumir um ou mais copos de suco de fruta por dia eleva em até 21% o risco de desenvolver diabetes tipo 2, informou uma pesquisa publicada nesta sexta-feira (30) no “British Medical Journal”. Segundo os pesquisadores, o problema dos sucos é que eles têm muito menos fibras do que as frutas, o que eleva a velocidade da absorção do açúcar.
Para a pesquisa, liderada por Isao Muraki, da Escola Médica de Harvard (EUA), foram analisados mais de 187 mil pessoas durante 24 anos para saber se o consumo de diferentes tipos de frutas poderia influenciar de forma positiva ou negativa o risco de desenvolver o diabetes tipo 2 (doença associada à obesidade), caracterizada pela resistência do corpo à ação da insulina, que controla os níveis de açúcar no sangue, ou pela produção insuficiente do hormônio.
De acordo com os cientistas, o melão foi a única fruta cujo consumo esteve ligado a um aumento dos casos de diabetes.
Os pesquisadores analisaram cada fruta separadamente, e afirmaram que mirtilo (mais rara no Brasil), uva e maçã, consumidos três vezes por semana, foram as frutas que mais diminuíram o risco de diabetes, em 26%, 12% e 7%, respectivamente.
Na pesquisa, mais de 12 mil participantes, 6,5% do total, tiveram diagnóstico da doença. Segundo o estudo, ao trocar os sucos por um consumo frequente de quaisquer frutas inteiras, diminui o risco de diabetes em 7%.
Com informações do Bahia Notícias*