A bancada feminina da Assembleia Legislativa esteve reunida na manhã desta quarta-feira (2) com o secretario de Segurança Pública do Estado da Bahia, Maurício Barbosa para tratar de políticas públicas de combate a violência contra a mulher.
A deputada Fátima Nunes esteve presente, assim como Neusa Cardore, presidente da comissão de direitos da mulher.No total,seis parlamentares participaram do encontro, e também a secretaria de Politicas Públicas para Mulheres, Vera Lúcia Barbosa. Fátima considerou a reunião um ponto de partida para ações preventivas que envolvam todo o poder público na causa feminina. “As delegacias devem dar um suporte as mulheres, com atendimento e acolhimento, as prefeituras disponibilizar psicólogos, os CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), realizar seminários. Devemos articular todos os órgãos e envolver a sociedade civil no processo de luta pela causa da mulher”, sugeriu a parlamentar.
Segundo Vera Lúcia Barbosa, atualmente, a Bahia conta com quinze delegacias direcionadas ao atendimento da mulher, o que para a secretária não atende a população. “Infelizmente, o índice de violência contra mulher é muito grande, e o atendimento que temos não supre as necessidades” relatou. Já o secretário Maurício Barbosa relatou o quadro atual da sua pasta. “Só agora, após sete anos do novo governo, conseguimos elaborar um concurso para (PM) na Bahia. Serão 600 novos militares, porém, temos uma demanda de 140 municípios, alguns deles não possuem , se quer, delegados”, explicou o Maurício.
Entre as solicitações também foi pedido a implantação das Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher, DEAM (s), em alguns municípios do interior da Bahia, pela secretária de politicas públicas para mulheres, Vera Lúcia Barbosa. Os trabalhos serão apresentados ao governador da Bahia, em audiência a ser agendada pela bancada.
Por: Ana Gabriela Rodrigues Neiva/ ASCOM Fátima Nunes