A Prefeitura de Conceição do Coité e o Instituto de Radiodifusão do Estado da Bahia (IRDEB) assinaram um Protocolo de Intenções nesta quinta-feira, 24, durante a 1ª Conferência Livre de Educomunicação de Conceição do Coité. O termo de Cooperação Técnico-Científica visa o desenvolvimento de um conjunto de projetos e ações voltadas ao fortalecimento da educação, com a realização do Programa “EDUCOM – Educomunicação pelas ondas do rádio, sinais de televisão e mídias sociais”.
O prefeito Francisco de Assis e o diretor geral do Irdeb, Pola Ribeiro, se comprometeram em estimularem e implementarem ações conjuntas somando e convergindo esforços, mobilizando suas unidades, seus agentes e serviços, visando a consecução do objeto do documento assinado. Segundo o prefeito, a cidade tem uma grande oportunidade de juntar ideias, esforços e projetos visando promover uma rede de Educomunicação, fortalecer a comunicação pública e comunitária, valorizar o Curso de Comunicação da UNEB e qualificar os educadores para lidarem com novas tecnologias.
Um dos desafios no município é reunir as experiências diversas de comunicação, os estudantes e educadores numa proposta de educação inclusiva e democratização da comunicação. O diretor da Fundação Bailon Lopes Carneiro, Helio Carneiro, idealizou há 20 anos uma estrutura de comunicação educativa e lembrou que ao longo de anos desenvolveu várias experiências. “Colocamos a disposição desta rede a Rádio Sabiá e TV Cultura do Sertão, que infelizmente está sem atividades por falta de apoio”, declarou.
“Aqui estamos realizando um sonho”, disse Perpétua Sampaio, Secretaria de Educação, Cultura e Esporte do município. A expectativa é envolver as escolas municipais neste processo visando a qualificação das ações educativas e divulgação da produção cultural local.
“Em cada espaço dessa cidade como escolas, postos de saúde, telecentros, pontos de cultura dentre outros vai ter produção de conteúdo e isso vai mudar a cara da comunicação neste território. O desafio é grande, mas teremos grandes resultados”, analisou Nelson Pretto, Doutor em Comunicação pela Universidade de São Paulo, que palestrou na abertura do evento.
O evento segue nesta sexta-feira, às 9 horas, com um debate da Lei 666/2013 e em seguida duas oficinas: “Educomunicação no Governo”, com representante das secretarias e órgãos do governo e “Educomunicação na escola”, com professores do município e estado. O evento tem previsão de encerramento ao meio dia.
Na abertura ainda houve a participação de músicos regionais e da Orquestra Santo Antonio.
Fonte SECOM / fotos: Raimundo Mascarenhas