O Calila Noticias acompanhou um emocionante encontro na manhã deste sábado, 25, entre o jovem Leandro Santiago Militão, 18 anos, e familiares da parte do seu pai, Ariosvaldo Cerqueira Militão, 46 anos. Leandro chegou na companhia de sua mãe Girlene Jambeiro Santiago e de sua ex-professora Daniela Oliveira, que sairiam às 06h do Distrito de Argoim em um veículo cedido pela prefeitura municipal de Rafael Jambeiro, localizado no Território Piemonte do Paraguassu, e depois de percorrer quase 200 km chegou ao Povoado de Caruaru, a 10 km da sede de Conceição do Coité.
A emoção só não foi completa porque não aconteceu o encontro de pai e filho, pois Ariosvaldo não pôde deixar um trabalho em Feira de Santana para se dirigir a comunidade de Caruaru de onde é natural, como já estava agendada a viagem, filho, mãe e professora optaram pelo deslocamento mesmo assim, afinal a expectativa criada em torno desse encontro era muito grande e lá estavam a avó, tios e primos, aguardando este grande momento. Léo como é conhecido o jovem foi recebido com muito carinho e falou pelo celular com seu pai que não escondeu a emoção e disse que estará em Caruaru no dia 21 do próximo mês e deve receber a visita do filho.
Segundo a mãe de Léo a senhora Girlene está história começou no ano de 1994 quando conheceu Ariosvaldo em Salvador, passaram a namorar até que veio a gravidez, mesmo tendo contato não chegaram a morar juntos. Leandro nasceu e ele o registrou lá mesmo na capital e até os dois anos do garoto alguns amigos e sobrinhos que foram em Salvador o conheceram, enquanto o pessoal que mora no interior só conheceu por fotos.
“Apesar de nos conhecermos e manter uma relação por mais de dois anos eu não tinha nenhuma informação quanto aos seus familiares, não tinha endereço, telefone, e ele sempre via o filho quando eu levava na empresa onde ele trabalhava. Até que um dia eu tive um sério problema no útero e precisei fazer uma cirurgia, coloquei o menino (Léo) numa creche enquanto estava no hospital, pensando em minha recuperação retornei para Rafael Jambeiro onde moram meus familiares para acompanhar minha recuperação e levei meu filho, a partir daquele período e Leandro já com mais ou menos dois anos perdi o contato com Ariosvaldo”, contou a mãe do jovem.
Mas Girlene teve uma grande ideia, sabendo da força das redes sociais, procurou a ex-professora do seu filho e imaginou algo que viria a se concretizar, através do sobrenome dos familiares sugeriu a professora Daniela que lançasse na internet para tentar encontrar os familiares de Ariosvaldo “Lovado” como é conhecido.
A educadora então sensibilizada com a situação escreveu a seguinte mensagem no Facebook do Calilanoticias:
Olá! Procuro por uma pessoa da família Cerqueira Militão da cidade de Conceição do Coité e achei que talvez vocês possam me ajudar.
Sou professora no Distrito de Argoim, município de Rafael Jambeiro, Ba. Tenho um ex-aluno chamado Leandro Santiago Militão que sonha muito em conhecer seu pai e a família paterna dele. Ele nasceu em Salvador, em 05/06/95 e seu pai, Ariosvaldo Cerqueira Militão o registrou em um cartório em Brotas ( bairro de Salvador), mas os pais dele não conviveram juntos por muito tempo e quando Leandro ainda era um bebê, a mãe dele (Girlene Jambeiro Santana) veio embora para Argoim, perdendo para sempre o contato com o pai dele.
As únicas informações que temos (dadas por Girlene) é que em Salvador eles moravam em Brotas, na entrada do Iguatemi, próximo ao Posto Cidadela.
Os pais de Ariosvaldo são Melquíades Paulo Militão e Maria Madalena de Cerqueira
Estou tentando ajudar e se vocês puderem, por favor, me deem um retorno. A mãe de Leandro não tem condição de investir nesta busca, mas este é o maior sonho dele: conhecer o pai!
Até enviei mensagem semelhante para a página do prefeito aí de Coité e me enviaram resposta dizendo que tinham encaminhado o caso para vocês do Calila. Estou ansiosa por uma resposta.
Obrigada!
A partir desse momento o CN buscou a “árvore genealógica” e passou a procurar a origem do sobrenome Militão, até que localizou nesta casa no Povoado de Caruaru, ao contar a história avó Maria Madalena e uma tia disseram que existia realmente um caso do neto que ninguém sabia onde morava. Para nossa surpresa como se não bastasse a história de um, dona Maria tinha dois netos que não sabia onde moravam e na oportunidade publicamos essa reportagem (LEIA).
A professora Daniela ao ler a reportagem ficou muito feliz e viu que o sonho do jovem passou a se tornar cada vez mais real, logo conseguiu o contato via telefone e redes sociais com primas e tias de Léo, então passou a organizar a viagem e neste dia 25 de janeiro finalmente aconteceu o encontro.
Eles almoçaram em Caruaru e retornaram para o município de Rafael Jambeiro, precisamente para o Distrito de Argoim certos que não mais perderão o contato.
Vídeo do momento da chegada a Caruaru
O CN também tem a grata satisfação de ter contribuído com uma jovem que pediu que publicasse a história de sua mãe que a cerca de 40 anos havia perdido o contato dos irmãos em Jacobina. Esta semana a mesma jovem que pediu a publicação enviou mensagem dizendo que duas irmãs haviam entrado em contato.Motivo de muita satisfação também do CN que contribuiu.
Texto, fotos e vídeo Raimundo Mascarenhas