O presidente da Confederação Nacional das Cooperativas Centrais de Crédito Rural com Interação Solidária (Confesol),José Paulo Crisóstomo Ferreira,55 anos, confirmou ao CN que colocará seu nome na disputa de uma das vagas da Assembleia Legislativa da Bahia pelo PT na eleição de outubro.
Zé Paulo como é conhecido no meio cooperativista e assossiativista foi candidato nas eleições de 2010 a deputado federal,obteve 22.276 votos mas não conseguiu eleger-se. pretendia tentar mais uma vez a candidatura a Câmara Federal, mas foi convencido pelos militantes do movimento a disputar uma vaga para Assembleia, pois há carência de deputados comprometidos pela causa, com a permanencia constante no trabalho, o motivou a sair em busca da sua eleição na esfera estadual.
Conhecido nacionalmente pela militância na defesa das cooperativas, Zé Paulo, disse que sua candidatura é resultado de uma serie de conversas com representantes do movimento e da necessidade de ter na Assembleia Legislativa mais um deputado conhecedor e comprometido com as cooperativas vinculadas ao movimento de agricultura rural com interação solidária.
A CONFESOL,entidade que ajudou a criar,reuni entidades representante das Centrais Cresol e Chehnor, com base no sul do país,Ecosol,com abrangência nacional, Integra com atuação no Nordeste, Creditag, atuante em vários estados e Ascoob, que também tem contribuído desta sua função e atua na Bahia, é um exemplo do conhecimento na questão associativas, inclusive foi destaque em todo país com a fundação da UNICAFES, entidade que presidiu por dois mandatos.
Zé Paulo está bastante entusiasmado com ideia de representar o movimento na Assembleia Legislativa, pois tem crescido e é necessário que as demandas do movimento sejam discutidas e haja avanços. Uma demonstração do crescimento do movimento na Bahia é a Associação das Cooperativas de Apoio a Economia Familiar (Ascoob), entidade com dez cooperativas filiadas e 41 mil cooperados em 34 municípios baianos. Zé disse que a Ascoob desempenha a função de pensar coletivamente questões comuns a todas as cooperativas como, por exemplo, a melhor sistematização do crédito e as negociações de acesso a recursos federais, como o Pronaf.
“Uma cooperativa de Crédito é uma associação de pessoas, que busca através da ajuda mútua, sem fins lucrativos, uma melhor administração de seus recursos financeiros e o objetivo é prestar assistência creditícia e a prestação de serviços de natureza bancária a seus associados com condições mais favoráveis”, falou o líder cooperativista.
O pré-candidato a deputado estadual, depois de ser convocado para esta função, tem viajado por todo estado, discutindo a plataforma do plano do mandato para ser apresentado no período eleitoral, articulando a militância, visitando as bases no interior, buscando ampliar em relação à eleição de 2010 e participado das atividades organizadas pelo movimento, a exemplo da recente visita que vez a uma comunidade rural no município de Castro Alves. “Pretendo visitar todos os territórios de cidadania ainda neste trabalho de pré-campanha, pois conheço e ajudei na sua formação, discutindo esta proposta e retornaremos no período eleitoral, quando a candidatura for oficializada e a justiça eleitoral permitir, para mostrar a necessidade que todos participem deste projeto”, falou Zé.
A indicação do nome de Zé Paulo é também do agrado do pré-candidato a governador Rui Costa (PT) e do pré-candidato ao Senado, Otto Alencar. Zé Paulo tem ajudado para elaboração do plano do governo proposta por Rui Costa, como sendo “participativa”. Ao CN, Rui Costa disse que ele tem muito a contribuir pela experiência nesta área e suas ações vem dando certo e contribuído para melhorar a vida do povo.
Otto Alencar, atual vice-governador, disse que é testemunha da luta de Zé Paulo no crescimento do movimento das cooperativas de créditos, inclusive em sua base principal, ou seja, região da Chapada Diamantina. “As cooperativas de crédito são fundamentais na inclusão financeira. Elas trabalham com juros mais baixos que a maioria dos bancos e ainda fortalecem a união dos cooperados. Além de financiamentos, elas oferecem outros serviços financeiros aos filiados e seu objetivo é fomentar o desenvolvimento empresarial, a geração de emprego e renda na região onde está inserida, e Zé Paulo foi fundamental aqui na Bahia para obter este resultado”, concluiu Alencar.
Redação CN