Um homem foi preso em flagrante após sequestrar, torturar e cegar uma mulher grávida em Feira de Santana, município localizado a 109 quilômetros de Salvador, nesta segunda-feira (17). De acordo com a adjunta da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), Tatiane Brito, a vítima foi mantida em cárcere privado pelo ex-companheiro Deleon Vitória de Santana, 32 anos, pelos últimos quatro meses. “Nunca vi uma situação tão terrível quanto essa”, disse a delegada. “Ele já tinha sido preso em flagrante anteriormente, também por um crime de violência doméstica praticado contra ela”.
Na ocasião, a mulher foi violentada sexualmente pelo ex-companheiro. Deleon foi preso, cumpriu a pena e procurou a vítima logo após ser liberado. “Houve uma falha”, disse a delegada Tatiane. “A vítima de violência doméstica deve ser informada pela Vara da Justiça responsável por isso assim que o alvará de soltura do acusado é expedido. Mas ela nos disse não foi informada disso”.
Deleon sequestrou a ex-companheira e a levou para uma casa no bairro George Américo, em Feira de Santana, onde a mulher foi obrigada a permanecer pelos próximos quatro meses sendo agredida, torturada e ameaçada constantemente.
“A vítima tem cicatrizes por todo o corpo, provenientes de maus tratos, assim como marcas no rosto e nos braços feitas por faca”, relata a adjunta da Deam. “Os dentes dela também foram quebrados por alicate. Eles não foram arrancados pela raiz, e sim partidos aleatoriamente. Tudo muito cruel. Ela também está cega do olho direito, que ele furou com um garfo diversas vezes”.
Além disto, o acusado ateou fogo na cabeça da vítima, queimando todo o seu cabelo. Deleon também tentou forçar a mulher a abortar, porque ela está grávida de outro homem. “Ele agrediu a barriga dela várias vezes, mas felizmente não conseguiu fazer com que ela perdesse a criança”, conta a delegada.
A mulher conseguiu fugir nesta segunda-feira (17). Ela andou 1,5 quilômetros até chegar à casa de uma amiga, onde permaneceu escondida por quatro dias, procurando a DEAM, na segunda-feira (17), para denunciar Delon. Grávida de seis meses, a mulher foi encaminhada ainda ontem para o Hospital Geral Clériston Andrade, de onde já teve alta médica. Tanto ela quanto o bebê passam bem.
Testemunhas e familiares da mulher estão sendo ouvidos na Deam de Feira de Santana nesta terça-feira (18). A polícia busca determinar até que ponto a família da grávida sabia das condições em que ela se encontrava.
Deleon fugiu quando a polícia chegou na casa onde ele mantinha a ex-companheira, no bairro George Américo, nesta segunda (17). No entanto, ele foi preso uma hora e meia depois, pelo crime de ameaça. “Este foi o flagrante, já que ele ameaçava a vítima todo dia quando saia de casa. Mas ele também responderá pelos crimes de tortura, cárcere privado e lesões corporais; além de tentativa de homicídio, por tentar forçar um aborto”, informa a delegada Tatiane.
O acusado foi ouvido ontem, e transferido para o Presídio Regional de Feira de Santana, onde permanece à disposição da Justiça. Já a vítima foi levada para um abrigo na cidade, onde está sendo mantida em segurança e recebendo cuidados médicos. Ela também deve passar por um exame de corpo delito, na Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região.
Segundo a Polícia Civil, no período em que permaneceu na casa da amiga, a vítima recebeu mensagens enviadas pelo celular do ex-companheiro com ameças de morte. Eles estavam separados desde junho de 2013, quando a mulher o denunciou por ameaça à DEAM.
Deleon foi autuado em flagrante por ameaça e indiciado por cárcere privado e tortura.
Redação:CN*Informação: Correio