Começou neste sábado,08,e prossegue durante todo domingo,09, em Conceição do Coité, a vistoria de cerca de 150 veículos destinados a fazer o transporte de estudantes de todo município.
A vistoria está sendo feita pela 26ª CIRETRAN que tem sede em Coité que está usando a área externa do Estádio Municipal para estacionamento dos veículos.A ação conta também com o apoio do Departamento de Orientação e Fiscalização do Trânsito – DEOTRAN,orgão municipal.
De acordo com a chefe da 26ª Ciretran Fabiana Masini, o Código de Transito Brasileiro (CTB) e o Ministério Público (MP) obrigam a Prefeitura a realizar vistoria nos veículos usados para o transporte de estudantes pelo menos duas vezes ao ano,e este tipo de ação segundo Fabiana está acontecendo pela segunda vez no município,”trata-se de um trabalho importante sobretudo porque realiza o transporte da maior parte crianças e é necessário que seja vistoriado a questão dos freios, motor, vidros que deve ser mantido com abertura de até 50%, impedido que alguém possa passar, poltronas firmes, pneus, enfim tudo que possa dar segurança ao condutor e aos passageiros”, disse a chefe da Ciretran.
Após vistoria do veículo o proprietário recebe um relatório identificado as irregularidades, o dono tem o prazo de 15 dias para fazer os reparos e retornar a uma nova vistoria, caso isso não ocorra, ele não receberá autorização para circular como transporte escolar.
Fabiana disse ao CN que a maioria dos veículos estão com pintura dentro do padrão, com as faixas laterais dentro do padrão, mas a parte mecânica apresenta muitos problemas que nem mesmo os proprietários sabiam da existência e só a equipe especializada em vistoria identificou o problema.Este mesmo procedimento será feito nos outros municípios vinculados a 26ª Ciretran.
O coordenador da DEOTRN Jilreis Nascimento também está acompanhando de perto a vistoria e auxiliando a Ciretran, segundo ele está cumprindo a determinação do CTB e também do prefeito Assis que pede uma fiscalização rígida em prol da segurança do aluno no transporte público.”São muitos veículos que circulam pela sede e zona rural, é preciso que se observe cada detalhe, pois a vida humana é preciosa e se faz necessário este trabalho”, afirmou Jilreis.
Vale lembrar que muitos desses veículos precisam está aptos a rodar a partir dessa segunda-feira,10, quando se inicia as aulas da rede pública estadual.
Por: Raimundo Mascarenhas