O vice-prefeito de Conceição do Coité e atual secretário de Saúde do município, Alex Lopes (PMDB), que tem pretensão de concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia,começou a se despedir da população coiteense na última quinta-feira,durante o “Encontro com o Prefeito”, e já tem data marcada para se afastar da Secretaria como pede a lei eleitoral, no dia 4 de abril, quando na oportunidade estará ao lado do prefeito Assis, no Povoado de Santa Rosa, entregando aquela comunidade, uma Unidade de Saúde da Família – USF.
O pré-candidato a deputado não tem medido distância e neste inicio de pré-campanha tem intensificado as articulações de norte a sul, leste oeste do estado da Bahia.Somente no último fim de semana, ele esteve em Salvador, onde se reuniu com líderes comunitários e empresários, foi a Barra do Tarrachil, distrito de Chorrochó, esteve no interior do município de Itapicuru e finalizou em Itabuna, onde jantou com um grupo de empresários e engenheiros agrônomos que conhece bem a região sul do estado.
Alex da Piatã, como também é conhecido o pemedebista, disse que o principal objetivo dessas viagens é conhecer os problemas de cada região e ouvir das pessoas que residem, quais são as suas prioridades a fim que possa serem colocadas com plano de mandato para se discutir no momento certo, ou seja, no período eleitoral. Ele convidou o marqueteiro, conhecido pela participação em diversas campanhas políticas no interior do estado, Valdemí de Assis, para lhe acompanhar.
Dentre as atividades consideradas prioritária em uma pré-campanha, está a coleta de subsídios para a elaboração do programa de governo e projetos legislativos. Em Salvador, Alex se reuniu com líderes comunitários e empresários, disse que a proposta de ser candidato a deputado nasceu de um projeto de transformar a vida das pessoas, e isto passa pela capital, daí a necessidade de criar um grupo de sustentação da campanha em toda região metropolitana.
Estiveram presente representantes dos bairros populares e ficou estabelecidos a realização de diversas reuniões no período eleitoral e o grupo deverá se reunir para elaboração do planejamento de campanha e posteriormente, caso se eleito, “norte” para atividades do mandato. Ele disse durante a reunião que faz política por ideal.
Em Barra do Tarrachil, município de Chorrochó, situado no Norte do estado, onde reside aproximadamente 7 mil habitantes, comunidade banhado pelo rio São Francisco, divisa com Pernambuco, Alex ouviu algumas queixas, a exemplo da falta de assistência médica, ambulância e a ausência do estado na comunidade. “Aqui, toda nossa vida é influenciada por Pernambuco, principalmente com a cidade de Belém, que fica do outro lado do rio”, falou a estudante Sílvia Rodrigues da Silva.
Em Itabuna, Alex se reuniu com um grupo de engenheiros agrônomos e empresário, onde ouviu a principais queixas da região. O empresário Cléber Moreira (de branco) relatou as dificuldades do Hospital de Base, que vem enfrenta dificuldades financeiras e poderia ser muito melhor, pois é o responsável pelo atendimento da população de Itabuna e dos municípios pactuados.
Ele relatou os problemas agrários da região lamentou a paralisação das obras da barragem do rio Colônia, no município de Itapé. Os presentes disseram a Alex que o empreendimento foi paralisado em setembro de 2013, depois que a construtora Andrade Galvão, vencedora da licitação, viu que os custos seriam maiores que orçamento e não foi atendida em seu pedido de aditamento do contrato junto ao governo estadual
Cléber concluiu dizendo a Alex Lopes que ele fosse o padrinho na defesa dos problemas de Itabuna, pois, os políticos estão sem credibilidade e o povo não vem dando importância a classe. Ele perguntou ao garçom que servia água para as pessoas presente no em quem havia votado em 2010 e o mesmo não lembrou.
Ednei Magalhães coordenou a reunião e no final propôs a realização de um outro encontro onde será elaborada uma carta com as propostas do município para a nova gestão estadual e as questões que poderão ser encaminhadas através do legislativo. Após a elaboração da carta, Alex será convidado para mais um encontro.
Por último, Alex esteve em Caldas de Cipó onde conheceu o potencial do mercado de artesanatos. Visando destacar seu esforço pela geração de emprego, renda e serviço, Ele foi o crescimento nesta área com a venda e produção das redes, cortinas, couro e a negociação da principal matéria prima (fiapo).
Como principal renda no município as peças de artesanato são enviadas para toda parte do país e para vários países da América latina como: Chile, Argentina, Uruguai, Venezuela, Paraguai entre outros. Segundo o advogado Alberto Dantas de Macedo, presidente do PMDB local, muitas pessoas de Cipó trabalham com artesanato em outros estados e até mesmo em outros países.
Fonte: Assessoria