Mesmo coincidindo com eleição para presidente no segundo turno, acontecerá normalmente a tradicional festa de Todos os Santos que reuni romeiros para subir o monte da Santa Cruz em Monte Santo. Eles começam a chegar bem cedo e depois das três voltas ao redor da Igreja matriz, descem dos veículos e sobem o monte no ritual de pagar promessas.
À noite, a prefeitura realizará a festa profana na praça de eventos. No ano passado, Zezé de Camargo e Luciano estiveram presentes e este ano a grande atração é o cantor sertanejo Daniel, seguido das bandas Parangolé e Seu Maxixe.
A festa de Monte Santo acontece desde o ano de 1875, quando o rei Apolônio de Todi comparou o atual Santuário da Santa Cruz e a Serra do Piquaraçá com o calvário de Jerusalém. No mesmo ano, frei Apolônio promoveu então a primeira caminhada com a participação de religiosos. Nos anos seguintes a caminhada ganhou novos adeptos e se tornou uma promoção religiosa de Monte Santo. No trajeto da caminhada encontram-se 25 pequenas capelas e, no cume do monte, numa altura de 500 metros, está instalado o Santuário da Santa Cruz.
Outra cidade do Nordeste que atrai romeiros de todo o Brasil para a festa de todos os santos é Juazeiro do Norte, terra de Padre Cícero, estima-se que 600 mil pessoas visitem a cidade.
Por: Valdemí de Assis