A disputa para o comando da prefeitura no município de Riachão do Jacuipe deverá contar com um grande número de nomes na pré-campanha, e apesar de está distante, oficialmente as convenções que vão acontecer no mês de junho de 2012, as conversas nas ruas e suas movimentações indicam o desejo pela disputa. Buscando a simpatia e o apoio do prefeito Lauro Falcão, estão o diretor do Hospital Municipal, José Ramiro filho (PR) “Zé Filho”, o líder na Câmara de Vereadores, Célio Ribeiro da Silva Brito (PHS), “Celinho” e dois parentes próximos do atual gestor, Joélcio Falcão, um dos homens de confiança e Felipe Falcão.
Pela oposição municipal e estadual, o nome natural é da viúva do ex-prefeito Walfredo Carneiro de Matos, Tânia Matos (DEM) ou do comerciante Catarino Rios (DEM), que juntos vem realizando atividades e mantendo contatos com suas bases, buscando a união, trabalho o que consideram que esta dando certo, e o exemplo foram os votos do deputado Paulo Azi (2.838 votos) e do desconhecido, pelo menos no município, que chegou na época da campanha, o deputado federal Luiz Carreira (3.093 votos), apesar da soma dos deputados João Leão e Antonia Magalhães apoiados por pessoas ligadas ao prefeito ter sido maior.
Fazendo uma oposição “segura” ao prefeito Laurinho, Raimundo Carneiro, (PT), “Raimundo da Caixa”, já está pedindo votos e buscando apoio. Joselino Carneiro (sem partido), demonstra este desejo nos pronunciamentos publico, pregando a necessidade de um gestor com postura diferente e a médica Gleide Márcia, que começou, assim que passou a eleição de 2008, um ritmo de campanha e deu uma “paradinha”, certamente observando o tempo que ainda falta.
O comerciante, Val do Hotel, apoiou candidatos a deputados independestes para testar sua popularidade (Marcelo Guimarães, federal – 1.430 votos e Humberto Cedraz, estadual – 543 votos). Com este resultado, também é citado como pré-candidato.
Por fim, o vereador José Nivaldo Cordeiro (PRB), conhecido por Ninho Moto Boy, utilizando do mandato da Deputada Neusa Cadore, a segunda mais votada no município (3.193 votos), desenvolve, além das atividades parlamentares, um trabalho de aquisição de equipamentos agrícolas, interferi junto a COELBA para execução de obras do programa luz para todos, sistema de abastecimento d’água, atuando como uma prefeitura paralela, também é cotado para disputar a prefeitura.
Por: Valdemí de Assis / foto: Raimundo Mascarenhas