Com a possibilidade da Câmara de Vereadores receber quinze integrantes, os interessados por uma cadeira na casa da cidadania Hélcio Andrade teve que superar o recorde de 2008, que foi mais de uma centena de candidatos. No campo majoritário as conversas de pé de ouvido estão a todo vapor. O grupo liderado pelo prefeito José Rubens Arruda (PSB) possui segundo ele, dezoito aspirantes. No campo oposicionista o PT já lançou informalmente a pré-candidatura do médico Igor Moreira Nunes – candidato derrotado nas últimas eleições e que conseguiu obter apenas 1.260 votos, ou seja, 2.2% dos votos válidos. Seu arco de apoio tinha além do PT, P C do B e PHS – que não conseguirem eleger um vereador se quer. Na época, pesquisa encomendada pela coligação Aliança da Vitória, liderada pelo PSB/DEM mostrava uma rejeição ao nome do médico de 61%, superando o ex-prefeito Arilton Dantas que ostentava uma rejeição e 48%, algo que f oi confirmado pelo resultado das urnas.
Diante da ausência do ex-prefeito Arilton Dantas no cenário de 2012, na condição de candidato, alguns dos seus seguidores tem revelado simpatia pela pré-candidatura do jovem empresário Radamés Almeida. A vereadora e líder da oposição na câmara – Maisa Macedo (PDT) é uma delas. “O Radamés é uma excelente opção! É jovem, inteligente, trabalhador, dinâmico, honesto, é um exemplo de político ficha limpa, está na militância política há muito tempo”, descreveu. A opinião da vereadora Maisa Macedo é compartilhar por seus colegas de bancada Ronaldo Moura (PRB) e Jose de Lima Reis (PSDB). “O Radamés vai surpreender”, prevê o vereador José Lima.
Numa rápida conversar com a equipe de reportagem do Calila Noticias, Radamés Almeida confirma todas as especulações em torno de seu nome como pré-candidato. “ Estou mesmo a disposição da oposição. Quero ser candidato a prefeito dentro de um consenso das oposições. Respeito os nomes até aqui apresentados, mas o meu é capaz de trazer para o campo oposicionista muita gente que hoje está com o prefeito, mas não concorda com a péssima administração do PSB”, avaliou.
Consciente da repercussão de suas declarações ao Calila Noticias, o empresário vai além e ataca o que ele classifica como comportamento “dúbio” do prefeito Rubinho em relação aos governos estadual e federal. “O Rubinho é filiado a um partido que faz parte da base de apoio tanto do governador Wagner, como da nossa presidente Dilma, mas, no entanto nesses seis anos dele Tucano em nada melhorou. Cadê as obras do PAC? Cadê a faculdade pública? Cadê as fabricas? Cadê o apoio ao agricultou familiar?” indagou.
Radamés Almeida tem 37 anos, casado, técnico em contabilidade e atua na vida pública desde adolescente. Filiado ao PRB, partido que deixará em breve, ele sempre atuou como militante político com desenvoltura na condição de articulador. Foi um dos responsáveis pela campanha vitoriosa da oposição nas eleições de 2000, quando o então prefeito Gildasio Penedo sofreu sua maior derrota eleitoral. Na época, o jovem e bem sucedido empresário foi o coordenador geral da campanha.
Para esquentar ainda mais as conversas em torno da sucessão municipal, um site local está realizando uma pesquisa na qual o nome do jovem empresário aparece como franco favorito. “O Radamés não tem rejeição! É o novo! Só precisa ficar mais conhecido pra daí ganhar a eleição,” sugere o vereador Ronaldo Moura.
Por: Jorge Márcio