As cidades de Cansanção e Iramaia, no interior da Bahia, realizam eleições suplementares neste domingo (5/12) para escolher os seus prefeitos e vice-prefeitos. Os dois municípios tiveram o pedido de realização do novo pleito, feito pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em sessão administrativa de 9/11 deste ano.
Na cidade de Cansanção, com 83 seções e 43 locais de votação, 24.644 eleitores estão aptos ao voto no próximo domingo. A eleição no município contará com 332 mesários e 100 urnas eletrônicas. Lá o novo pleito foi convocado pelo TRE-BA – Resolução 11/2010 – em 6 de outubro deste ano, depois do indeferimento do registro da candidatura do prefeito eleito em 2008, Jarbas Pereira Andrade.
Em Iramaia, 9.331 eleitores devem ir às urnas depois do mandato do prefeito José Rodrigues de Carvalho Júnior, eleito no último pleito municipal, em 2008, ter sido cassado por crime de abuso de poder econômico e político.
O município, que integra a 168ª Zona Eleitoral (Itaeté) e tem 29 seções eleitorais, contará com 116 mesários e 40 urnas eletrônicas para a realização da eleição. Dois candidatos estão na disputa para cada cargo (prefeito e vice). A eleição foi convocada pelo TRE-BA em Resolução 9/2010, de 26 de agosto de 2010.
As mídias com os dados dos eleitores e candidatos das duas cidades foram geradas nesta última quarta-feira (1/12) e inseridas nas urnas eletrônicas na quinta (2/12). Estas urnas serviram como reservas nas Eleições Gerais de outubro deste ano, mas não chegaram a ser utilizadas no pleito. O procedimento segue legislação eleitoral que determina a preservação dos equipamentos empregados nestas eleições.
Saubara
Em Saubara (178ª Zona Eleitoral – Santo Amaro), onde também estava marcada eleição suplementar para 5/12, o pleito foi suspenso depois de decisão do TSE anulando a cassação do mandato do prefeito Antônio José Schoucair Jambeiro.