Afonso Florence um dos deputados federais mais votados nas eleições de outubro passa a ser o quinto a ocupar o ministério do Governo Dilma a partir de 2011. A notícia foi motivo de muita alegria para os vereadores Betão e Danilo que uniram forças para apoiar o deputado no último pleito obtendo 1.901 votos, ficando na quinta posição entre os mais votados município.
Para Danilo é motivo de muita satisfação fazer parte da Democracia Socialista (D.S), uma das tendências do PT e a mesma corrente de Afonso, Pinheiro, Zé Neto, dentre outros companheiros comprometidos com o desenvolvimento da Bahia. ”A nossa amizade já passa de dez anos, e sentimos muito orgulho de termos em um ministério tão significativo para o Brasil e para a Bahia, esta pessoa humilde que é Afonso Florence, diz Danilo.
O vereador Betão ressalta que o Brasil terá um homem sério e comprometido, e sua convocação pela presidente Dilma se deu também pelo grande desempenho que ele teve durante o período que dirigiu a Secretaria de Desenvolvimento Urbano no Governo Wagner, se destacando como um dos melhores secretários.
“Eu liguei pra Afonso hoje mesmo (quarta-feira) pela manhã para parabenizá-lo, ele disse que agora eu (Betão) tinha um ministro ao meu dispor. Agente fica feliz e torce para que ele desenvolva um grande trabalho e que venha a se destacar como fez na Secretaria do Desenvolvimento Urbano.
Betão e Danilo disseram que como secretario deixou sua marca em Coité no setor urbano e agora o setor rural também será beneficiado. Ainda segundo os vereadores, o PT mostra-se fortalecido em Coité e Região e silencia de vez aqueles que a todo instante dizem que o partido está dividido.
Com a ida de Afonso Florence apoiado por Betão e Danilo para o MDA abriu uma vaga na Câmara Federal que será ocupada por Emiliano José, o mais votado dentre os deputados federais em Coité. Ele obteve 7.129 votos, ou seja, uma expressiva votação trabalhada pelo grupo liderado pelo ex-vereador e o candidato a prefeito do PT em 2008, Francisco de Assis, conhecido por Assis da Caixa. Votados em Coité e eleitos para federal também teve Luiz Alberto e Zezéu Ribeiro. E para completar a força política petista da cidade contarão com o apoio dos estaduais Zé Neto e Yulo.
Por outro lado o prefeito Renato Souza (PP) partido aliado do governador do estado e da presidente república, embora seja o principal opositor na política municipal, comemora a nomeação de um progressista para um ministério. Mário Negromonte, que irá assumir o Ministério das Cidades, que antes também era dirigida pelo progressista Márcio Fortes.
Veja como ficaram distribuídos os ministérios que serão dirigidos por baianos:
Afonso Florence – MDA
Orlando Silva – Esportes
Jorge Hage – Controladoria-Geral da União (CGU)
Mário Negromonte – Cidades
Luiza Helena de Bairros (PT) – Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial
Da redação CN