O município de São Domingos nunca esteve tanto na mídia como nesses últimos anos. Coisas boas aconteceram e ruim também, teve Izaque como vice -presidente da UPB até o mês passado cumprindo mandato de dois anos, recebeu curso profissionalizante, teve a lamentável perda do ex-deputado Florisvaldo Carneiro, conhecido carinhonsamente por Flory. Em casos recentes a detenção de um professor acusado de aliciar menor, mas que três dias depois foi liberado depois que a justiça deu alvará de soltura, por entender que não houve flagrante no caso, nem testemunhas e o mesmo não poderia ficar detido. Dias depois uma nova prisão de um avó que teria engravidado uma neta na zona rural do município.
Novo vereador – Com a saída do vereador Edinoaldo Ferreira Lopes (PP), conhecido por Nadinho Ferreira, para a Secretaria de Transporte, o primeiro suplente, também progressista, Orlando Freitas assumiu sua vaga na câmara. Em seu pronunciamento, se colocou a serviço do povo e disse que estava destreinado da vida pública, pois seu último mandato foi em 2001 e só cumpriu a metade, pois passou seu lugar para a vereadora Adélia Souza de Matos.
Parabenizou Gigi – O vereador Nadinho Ferreira, antes de deixar a Câmara, parabenizou a presidente da casa, vereadora Gilvalda Araújo Carneiro (DEM), conhecida por Gigi, pela transparência nas contas do poder legislativo. Segundo ele, ao apresentar as contas, houve sobra de dinheiro, cerca de R$ 3 mil, “diferente do passado”, pincelou.
Gigi foi eleita com os votos da oposição e com o apoio do ex-presidente da Câmara Genivaldo Araújo Carneiro (DEM). A presidente não quis comentar o elogio do colega, falou apenas que fez seus primeiros investimentos com aquisição de equipamentos para “combater” o calor (literalmente) e apenas economizou, pois pretende comprar um carro para a câmara. Muito prudente nas suas respostas, pois qualquer comparativo com o passado “bate” de cheio no principal articular para vencer a eleição contra o candidato do prefeito.
Tom não foi ao evento – Se o deputado Tom Araújo (DEM), cumpre a agenda programa para participar do lançamento do programa de reforma das estradas vicinais em São Domingos, no mínimo, iria ficar constrangido. Apesar da ausência do deputado Mário Júnior (PP), as faixas e as “reverencias” eram para ele que teve 845 votos na eleição de 2010, obtendo a segunda posição, porém é o primeiro da base do governo. Tinha muita gente esperando pelo filho do Ministro e como ele não foi, alegando um grande compromisso partidário, muito gente saiu do evento antes de terminar.
Hospital de São Domingos pede socorro – A internauta Maria Santos Silva, enviou ao CN um e-mail falando sobre a situação em que se encontra o Hospital Municipal de São Domingos. Segundo ela, a situação é calamitosa. As paredes estão deterioradas, mofadas (causando risco de ploriferação de bactérias), os equipamentos são antigos, colchões velhos, sem forros, já condenados pela DIRES de Serrinha. Ela afirma ainda que o mais grave que é a falta de medicação e cita um caso que pessoalmente teve de comprar um medicamento simples, por que estava internada e o hospital não tinha.
Continuando o relato, Maria Santos fala sobre a sala de atendimento dos médicos, “que faz vergonha. Os banheiros das enfermarias pior ainda. Gostaria muito que pudessem ajudar a população de São Domingos a ter um serviço essencial de qualidade, já que a saúde é tão importante”, concluiu seu apelo ao CN.
A equipe do CN procurou o secretário de Saúde, Izaque Neto, “Izaquinho” e este afirmou que brevemente a unidade hospitalar será reformada e este assunto já esta sendo analisado com prefeito Júnior que vem demonstrando todo interesse estes problemas.
Almoço em Salvador – Longe dos meios políticos local, a ex-prefeita Maria da Conceição, “Dona Mizinha”, acompanhada do seu filho (foto) Edroaldo Mota Dias (DEM) e do vice-prefeito Nafitel Ramos, foi vista no Restaurante Tourão Grill, no Bairro da Pituba em Salvador, almoçando com o prefeito Izaque Júnior. O que eles conversam ninguém sabia, porém o vereador Edroaldo Dias, adiantou para o CN que na pauta estava à política e que sua mãe tem 70% de possibilidade de apoiar a candidatura de Nafitel. Questionado sobre seu pai Esmeraldo Alves Dias, filiado ao PMDB e que em 2008 disputou a eleição com vice-prefeito da legenda, ele arriscou a informação que poderá também apoiar a chapa indicada por Júnior.
“Ele também tem 70% de chance de fazer isto”, concluiu o vereador. É possível que tudo volte a ser o que era antes de 2008. Quem viver verá.
Tem gente querendo entrar no PP e está de olho em 2012 e garante não concordar com a reaproximação de Dona Mizinha com Izaque júnior. É só esperar para saber quem é.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas