O presidente da Câmara Municipal de Alagoinhas, vereador Gustavo Carmo (PMDB) traçou ontem (15) durante a sessão solene de abertura dos trabalhos para 2011, de seus desafios e dos projetos que pretende empreender em sua gestão, para um plenário lotado, presença de todos os demais vereadores e do prefeito Paulo Cezar, que foi ler a sua mensagem.
O presidente informou que terá como pilares a integração da Câmara com a comunidade, uma visibilidade melhor do Legislativo junto à sociedade via comunicação social, além dos projetos de resgate da memória da Câmara, sessões itinerantes, votação da PEC dos Vereadores, melhor estrutura para a Câmara, ampliar a discussão dos temas relevantes da sociedade e votação dos diversos projetos oriundos do Executivo e dos vereadores.
Não há uma linha de prioridades das ações do presidente da Câmara, mas a comunicação social, reaparelhando a assessoria de imprensa da Câmara, é uma das primeiras iniciativas, garantiu Gustavo Carmo. A meta é criar mecanismos de aproximação da Câmara com a comunidade usando todos os meios de integração, quer seja pela internet através das redes sociais, quer seja pelos instrumentos já lançados pela assessoria, tais como o jornal, o programa de rádio, o site e o envio de releases e cobertura das emissoras de rádios e TV on line.
A votação da Emenda Constitucional 58, que amplia o número de vereadores nas Câmaras Municipais, deverá entrar em pauta. O presidente propõe uma discussão aberta com a comunidade para definir o número de legisladores, que pode ser de 13 a 19. Outro projeto, esse de interesse do vereador Ricardo Budog, e que propõe a redução do recesso legislativo, deverá entrar em pauta também nos próximos dias.
A realização de sessões itinerantes, trabalho instituído pela Câmara desde a década de 1990, vai ser resgatado na gestão do presidente Gustavo Carmo. Sua idéia é ampliar o número de sessões, levando o trabalho itinerante para um maior número de comunidades. Uma mobilização na comunidade jovem será estabelecida através do Câmara Jovem, com visitas às escolas e incentivando à participação cidadã. Esse trabalho será importante também, pois, através dele, será feita a seleção dos vereadores jovens.
O presidente dará continuidade ao trabalho de conclusão da obra do segundo pavimento da Câmara, onde estão instalados os gabinetes dos vereadores. Novos gabinetes serão construídos e os atuais serão equipados com computadores, mesas e telefones. Convênios com a Abrascam, para qualificação dos vereadores e funcionários, bem com a Interlegis, estão na pauta de prioridades do presidente da Câmara.
Por: Karlo Dias