Como parte da proposta de democratizar a comunicação, o MOC se propõe a estimular o debate e a prática da comunicação nas salas de aula da Região Sisaleira. Partindo de algumas experiências iniciais que visam promover a participação de crianças e adolescentes em programas de rádio veiculados em emissoras comunitárias e no jornal Giramundo, atualmente está desenvolvendo uma proposta mais sistemática de introduzir a educação pela e para a comunicação – a educomunicação – no ensino público das escolas do campo, onde já há uma forte atuação do Programa de Educação do Campo.
Os educadores são incentivados a trabalharem a produção de mídias educativas como programas de rádio e boletins, estimulando a participação ativa de crianças e adolescentes nos processos de construção desses meios. Ao mesmo tempo, os educadores promovem debates e a reflexão crítica dos conteúdos veiculados na grande mídia.
Na comunidade de Barra foi implantado um sistema de auto-falantes em vários postes onde são apresentados programas com notícias locais e músicas com rítmos variados.
O Diretor do Programa Brasil Caminhoneiro Murilo de Carvalho disse que está percorrendo várias cidades de diversos estados do Nordeste em busca de projetos que sejam patrocinados pela PETROBRÁS e que estejam melhorando a qualidade de vida de crianças e adolescentes.
A reportagem feita em Ichu não tem data prevista ainda para ser veiculada no programa, pois, a equipe de reportagem pecorrerá outros municípios. A matéria gravada no Colégio Santo Antonio deverá ser apresentada no quadro Siga Bem Criança.
Murilo de Carvalho ficou feliz ao presenciar adolescentes apresentando programa através da Rádio Poste e crianças tendo noções de informática.
Por: André Luiz