A Cia de Ferro Ligas da Bahia (Ferbasa) completou 50 anos de fundação. Esse fato foi destacado na AL pela Deputada Maria Luiza Laudano (PT do B), que protocolou na mesa diretora moção de congratulações direcionada à companhia. ” Desde a sua fundação, a FERBASA exerce papel decisivo no desenvolvimento econômico e social nas regiões onde está instalada, sendo, em grande parte, responsável pelo crescimento das economias locais e do estado da Bahia “, frisou a parlamentar.
Segundo Laudano, o engenheiro José Gorgosinho de Carvalho Filho foi o responsável pelo inicio das atividades no ramo de mineração, na cidade de Campo Formoso. O objetivo era produzir minério de cromo para o abastecimento da indústria nacional, comercializando o minério para as fábricas do Sul do país e exportando parte, principalmente, para o Japão, até 1963.
Realizando um breve histórico da Ferbasa, a Deputada enfatizou que, em 1963, entrou em operação o parque industrial metalúrgico na cidade de Pojuca (BA) e nos anos 70 criou-se a subsidiária Progeo, voltada às pesquisas e prospecções de novas áreas de exploração. ” Ainda no inicio dos anos 70, também foi criada a Reflorestadora e Agrícola Baiana Ltda., com o objetivo de plantar reservas de eucalipto compatíveis com o consumo de carvão necessário para o uso nos fornos da companhia “, concluiu.
Fonte: ASCOM